Marxismo

Marxismo é um método e uma ideologia socialista proveniente do filósofo Karl Marx. Surgiu no século XIX e é utilizado até hoje em diversos segmentos.

O que é o marxismo?

O termo marxismo refere-se a uma ideologia sociológica. Originalmente, o marxismo é um método dedicado a análise socioeconómica das relações de classe. Também visa compreender os conflitos sociais.

No marxismo, há uma preocupação em utilizar a interpretação materialista do desenvolvimento histórico.

Karl Marx, inventor do marxismo

Origem do método

O marxismo foi criado por Karl Marx, um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista, originário da Prússia. Marx viveu entre 1818 e 1883 e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido.

Por conta das suas teorias e pensamento contrário ao capitalismo, Marx tornou-se apátrida. Para ele, o marxismo sinificava a compreensão coletiva. Juntamente com Friedrich Engels, Marx escreveu sobre as lutas de classes. Ele defendia a intervenção do Estado em prol dos interesses das classes mais baixas.

Através de seus pensamentos e do marxismo, Marx e Engels previram os males que o capitalismo causaria na sociedade no século XX. De acordo com os filósofos, o capitalismo produziria tensões internas, que conduziriam à sua auto-destruição e substituição por um novo sistema: o socialismo.

Diversas outras ideologias políticas foram e ainda são influenciadas pelo marxismo no mundo todo. Muitos governantes se consideravam também marxistas, como Fidel Castro, Luís Inácio Lula da Silva e Che Guevara. Outras pessoas da indústria cultural, como José Saramago, Pablo Neruda e Oscar Niemeyer também se diziam seguidores da ideologia.

Correntes marxistas

O marxismo possui diversas correntes. Entre elas, as principais são a social-democrata, o bolchevismo e o esquerdismo. Também são conhecidas outras correntes que são resultantes de fusões, como o trotkismo, stalinismo, maoísmo e autonomismo.

O bolchevismo desempenhou um papel importante na Rússia. Ele é um movimento produto do leninismo. Durante o início do século XX, foi utilizado por Lênin, Stálin e Trotsky, de onde surgiram os outros movimentos.

Destaca-se ainda o bolchevismo por ser uma das visões mais radicais do método. Nele, acredita-se em revolução através da violência. A visão social-democracia é do final do século XIX e foi, em grande parte, representada por Eduard Bernstein e Karl Kautsky. Ela acredita no gradualismo e é influenciada pelas ideias de Kant e Darwin.

Já o esquerdismo é uma corrente composta por diversas tendências.

523 Visualizações 1 Total

References:

Library Economics Liberty

523 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.