Guerra Gótica

A Guerra Gótica desenvolveu-se entre 535 d.C. e 553, foi travada entre o Reino Ostrogodo e o Império Bizantino.

A Guerra Gótica surgiu como consequência da queda do Império Romano do Ocidente em 476. Os Ostrogodos ocuparam a Península Itálica em 493 comandados por Teodorico, o Grande, que estabeleceu o Reino Ostrogodo na Península Itálica, Sicília e Sardenha.

A subida ao trono do Imperador Justiniano no Império Bizantino trouxe também a ambição de restituição da grandeza do Império Romano. Primeiro reconquistou o Norte de África ocupado por outro povo germânico, Os Vândalos que aí haviam criado um Reino, conquistado em 534 pelos exércitos bizantinos.

Com a morte de Teodorico em 525 o trono é herdado por Atalarico, que pela tenra idade viu a sua mãe Amalasunta reger o Reino. Esta tinha uma postura muito favorável aos romanos e bizantinos, especula-se inclusivamente que poderia ter negociado uma anexação do Reino por parte do Império Bizantino na tentativa de restauração do grande Império. Os restantes ostrogodos não concordavam com a educação romana dada a Atalarico por parte da mãe, e retiraram a criança para ser educado segundo os costumes godos. O jovem Rei acabaria por falecer com apenas 18 anos, deixando Amalasunta isolada no poder.

Como forma de manter-se no poder, Amalasunta casou-se com Teodato, sobrinho de Teodorico e primo desta. Mas Teodato acabou por exilar a mulher e ordenar o seu assassinato em 535.

Face às boas relações entre Amalasunta e Justiniano, este último utilizou os actos de Teodato contra a esposa para basear a sua alegação de invasão da Península Itálica que iniciou-se em 535, conhecida como Guerra Gótica.

Na primeira fase da Guerra Gótica os Ostrogodos conseguiram conter o avanço Bizantino, mas com o decorrer dos anos de conflito, e com o fluxo constante de novas tropas bizantinas, os Ostrogodos acabariam por sucumbir na Batalha do Vesúvio, com a morte do Rei Teia em 553.

Após praticamente vinte anos de combates intensos e de um desgaste enorme para o Império, o Reino Godo havia sido anexado. Mas o eclodir de um novo conflito com o Império Sassânida deslocou as forças bizantinas para o Médio Oriente, deixando a Península Itálica praticamente ao abandono, e no fim do século VI seria novamente ocupado por um povo germânico, os Lombardos.

As consequências deste conflito foram a destruição do Reino Ostrogodo e diluição deste povo na História, o enfraquecimento do Império Bizantino e criação das condições favoráveis para a expansão de um novo poder que ainda estaria por emergir, os muçulmanos.

702 Visualizações 1 Total
702 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.