Girondinos (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Quem foram os Girondinos: Girondinos foi a designação dada aos deputados anti-monárquicos e partidários de uma república ‘moderada’ e que em 1791 constituía o principal…

Quem foram os Girondinos

Girondinos foi a designação dada aos deputados anti-monárquicos e partidários de uma república ‘moderada’ e que em 1791, durante o processo da Revolução Francesa, constituía o principal grupo da Assembleia Legislativa e da Convenção Nacional francesa, representando juntamente com os os jacobinos, de Robespierre, e os cordeliers, de Danton, o designado Terceiro Estado.Girondinos

Os Girondinos (assim designados por ser um grupo formado ao redor de deputados do departamento da Gironda), liderados por Jacques Pierre Brissot, defendiam a guerra como forma de comprometer o rei com a revolução e em 1792 são chamados por Luís XVI a formarem governo. Contudo, apesar da sua política ter contribuído para a queda da monarquia em França, os acontecimentos posteriores acabaram por os ultrapassar, enfraquecendo-os.

Na sua maioria os Girondinos eram advogados e jornalistas ligados a grandes negócios e que, com receio do extremismo que nascia em Paris, se apoiam na província, tornando-os partidários de federalismo. A sua oposição aos Jacobinos, que pretendiam constituir uma república centralista e popular, e a derrota na Convenção de 1792-1795 face aos Deputados da Montanha, a que se junta a traição de Demouriez, a sublevação de Vendeia e a resistência da Província a várias disposições da Convenção leva a que os Girondinos venham a ser classificados de falta de fervor republicano e tornados suspeitos de entendimentos com países estrangeiros e de quererem fomentar a guerra civil. Os deputados da Montanha promovem então um golpe de Estado na sequência do qual são presos diversos deputados girondinos, a maioria dos quais condenados e executados na guilhotina. Outros conseguiram fugir, voltando a França apenas em 1794 na sequência do designado ‘9 do Thermidor‘ que marca o fim do ‘regime de terror’ dos jacobinos e a prisão e execução do seu líder Robespierre.

Assumindo de novo a liderança do processo revolucionário, os Girondinos deram início a um período conhecido como Diretório, onde o poder executivo era formado por cinco ‘diretores’, eleitos para um mandato de cinco anos. Contudo, devido à grave crise política e económica, o governo girondino enfrentou grande impopularidade, que se agudizou com a anulação de algumas medidas sociais jacobinas. A impopularidade deu origem a várias tentativas de golpe de Estado, a mais famosa das quais, a chamada ‘Conspiração dos Iguais’, em 1796. Liderada por Graco Babeuf, a conjuração pretendia alcançar a igualdade nas condições de vida através da abolição da propriedade privada. Denunciada, a conjuração foi desbaratada e Babeuf foi executado.

Cada vez mais enfraquecido, o Diretório viu-se sem condições de manter o poder, levando alguns dos seus membros a votarem-se para o jovem e popular general Napoleão Bonaparte, convidando-o para fazer parte do governo em 1799. Contudo, Bonaparte derruba pouco depois o Diretório e auto-impõe-se como primeiro-cônsul, cargo que mantém até à sua eleição como imperador em 1804.

Curiosidade: Na Convenção Nacional, os girondinos, foram instalados do lado direito do plenário, enquanto os Jacobinos foram instalados do lado esquerdo – a conotação política dos termos esquerda e direita provém dessa divisão do plenário francês.

1383 Visualizações 1 Total
1383 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.