Casa de Habsburgo

A Casa de Habsburgo foi uma das mais influentes e importantes famílias da nobreza europeia.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da Casa de Habsburgo

A Casa de Habsburgo deriva o seu nome do Castelo de Habichtsburg situado no que corresponde actualmente à região da Argóvia na Suíça, a génese desta casa remonta ao século XI.

Rodolfo I foi o primeiro membro da Casa de Habsburgo a ocupar um trono, no caso o Sacro-império Romano em 1273. Rodolfo anexou os ducados da Áustria e Estíria e entregou-os aos seus filhos. Os Habsburgos ganhavam um poder nunca antes visto.

Esta ascensão da Casa de Habsburgo chocou com outra Casa influente no seio do Império, a De Luxemburgo.

Como forma de controlar e limitar a influência dos Habsburgo em 1356 é aprovada uma nova Bula de Ouro, na qual sete príncipes elegiam o futuro imperador, os Habsburgos não faziam parte do colégio eleitoral, alienando-os por completo das decisões imperiais.

Segundo as tradições germânicas que remontavam ao tempo dos povos bárbaros, os territórios eram divididos pelos vários filhos, era desta forma que os territórios dos Habsburgos eram administrados, durante algum tempo isto provocou a separação da Casa em dois ramos, o Leopoldino e o Albertino. Numa época em que estavam afastados pela Casa de Luxemburgo do poder no Sacro-império, isto enfraqueceu a posição da Casa até a nível interno com algumas revoltas de nobres locais.

Com o enfraquecimento da Casa de Luxemburgo os Habsburgos voltam a ocupar o trono imperial com Federico III no decorrer do século XV, consolidando a partir daí o sua influência no Império, controlando a governação em praticamente todos os momentos até a extinção desta entidade no início do século XIX.

Os diversos monarcas da Casa de Habsburgo através de uma política de casamentos acertada foram, gradualmente estendendo a sua influência a outros reinos. Com Carlos V em 1519 esta estratégia política atingiu o seu apogeu. Carlos era o soberano em Espanha e dos seus territórios no Novo Mundo, no Sacro-Império Romano, em Nápoles, nos Países Baixos, Hungria e Borgonha. Era o governante mais poderoso da Europa.

A acção dos Habsburgo também reflectiu-se nos conflitos com os Otomanos, os territórios orientais controlados pela Casa, estavam constantemente ameaçados por este Imperio islâmico. Conseguiram estancar e impedir o avanço muçulmano na Europa.

Os Habsburgo acabariam por dividir-se entre a coroa espanhola e a centrada na Áustria/Sacro-império Romano. Com a guerra de sucessão espanhola os Habsburgo perderiam definitivamente esta coroa. Com a queda do Sacro-império e fixação mais tarde do Império Austro-húngaro os Habsburgo austríacos estenderam a sua influência até o fim da Primeira Guerra Mundial. Com o fim dos impérios e monarquias da Europa Central a Casa de Habsburgo chegou ao fim após ter marcado uma forte presença na política europeia durante vários séculos.

1233 Visualizações 1 Total
1233 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.