Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Quem Carsten Eggeberg Borchgrevink
Carsten Borchgrevink (Oslo, 1 de dezembro de 1864 – Oslo, 21 de abril de 1934) foi um explorador polar norueguês, um dos pioneiros das modernas viagens à Antártica.
Quando ainda era criança participou em diversas e longas viagens marítimas. Em 1888, com apenas 23 anos de idade viajou através de vastas áreas do Sul da Austrália e deu aulas de línguas em Cooerwel College. Mais tarde, entre 1894 e 1895, participa numa expedição baleeira da Noruega nas costas da Antártida, na qual descobre a existência de vida vegetal (líquenes) dentro do Círculo Polar Antártico. Em 1897 faz a sua tentativa de chegar ao Pólo Sul, tendo atingido uma latitude de 78º5’S.
Em 1902, depois da Expedição à Antártica, Borchgrevink foi um dos três cientistas enviados às Caraíbas pela National Geographic Society, para relatar as consequências da grande erupção do Monte Pelée ocorrida nesse ano.
Mais tarde estabelece-se em Oslo, onde passa a ter uma mais recatada e longe da atenção do público. Apenas em 1930, a Sociedade Geográfica Real da Grã-Bretanha reconhece a sua contribuição de Borchgrevink para a exploração polar, concedendo-lhe a Medalha do Patrono.