Batalha de Crécy

Apresentação da Batalha de Crécy

Batalha de CrécyA Batalha de Crécy, travada em 26 de agosto de 1346, a sul de Calais, perto de Crécy-en-Ponthieu, é considerada como a primeira grande batalha da Guerra dos Cem Anos. Na batalha entraram em confronto os exércitos de Eduardo III, rei de Inglaterra e de Filipe VI, rei de França. Apesar da grande superioridade numérica dos franceses, Eduardo III acabou por sair vencedor, muito graças à ação da infantaria e dos arqueiros que assim confirmaram o irreversível declínio da cavalaria pesada. O impacto da batalha foi enorme, sobretudo sobre o lado francês pois, além de trazer ao de cima as fragilidades da estratégia militar assente na cavalaria pesada em oposição às vantagens da flexibilidade de um exército baseado em infantaria e arqueiros, feriu o orgulho francês que se achava invencível perante os ingleses.

Estima-se que do lado francês tivessem combatido cerca de 30.000 homens, dos quais 12.000 cavaleiros, enquanto do lado inglês o número de combatentes não foi além dos 14.000, dos quais 5.000 arqueiros. Quanto ao número de mortos na batalha, este poderá ter chegado aos 6.000 do lado francês, enquanto do lado inglês não terá ultrapassado as poucas centenas (algumas fontes apontam para apenas 300 mortos).

568 Visualizações 2 Total
568 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.