Baader-Meinhof (ou Facção Armada Vermelha)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que é o Baader-Meinhof (ou Facção Armada Vermelha)

rafO Baader-Meinhof (ou Grupo Baader-Meinhof) foi uma organização alemã de guerrilha urbana que adotou o nome dos seus primeiros dirigentes: de André Baader (1943-1977) e da jornalista Ulrike Meinhof (1934-1976), os quais fundaram no princípio da década de 1970 um movimento terrorista de estrema esquerda denominado Facção Armada Vermelha (em alemão: Rote Armee Fraktion – RAF) e que se caracterizou pela grande violência.

Ambos os dirigentes do movimento foram presos em 1972 e ambos se suicidaram na prisão: Ulrike Meinhof ainda durante a fase de julgamento e André Baader em 1977 quando cumpria uma pena de prisão perpétua. Apesar da prisão dos seus dirigentes, o grupo manteve intensa atividade de terrorista ao longo de toda a década de 1970, incluindo assaltos a bancos, sequestros e assassinatos.

Extingue-se em 1998 ao fim de quase três décadas de atividade terrorista.

658 Visualizações 1 Total
658 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.