Ávaros

Os Ávaros foram um povo originário da Ásia Central, que migrou na Alta Idade Média para a Europa.

Contextualização dos Ávaros:

A migração dos Ávaros para a Europa no século VI, pode ser considerada um dos últimos momentos, das grandes migrações bárbaros, que provocaram a queda do Império Romano do Ocidente no século V. Inicialmente originários da Ásia Central, a sua origem exacto não é conhecida pela historiografia, apenas sabe-se que eram um povo nómada.

O seu primeiro movimento migratório colocou os Ávaros directamente em confronto com o Império Bizantino, na época governado por Justiniano I, o soberano pagou avultadas quantidades de ouro e prata aos Ávaros, para que estes não atacassem os territórios imperiais.

Deslocaram-se então para o ocidente e Germânia, onde encontraram uma forte resistência dos francos, e a orografia da Europa Ocidental, não favorecia o seu estilo de vida nómada. Os Ávaros não procuravam inicialmente, um território para estabeleceram-se sedentariamente, mas sem uma região onde pudessem desenvolver o seu modo de vida itinerante.

Voltaram-se então para a Panónia, região que corresponde actualmente à Hungria, e partes da Áustria, Croácia, Sérvia, Eslovénia, Eslováquia e Bósnia, orograficamente mais adequada, para o seu estilo de vida. Lombardos e Gépidas disputavam, o controlo sobre esta região. Os Ávaros aliaram-se com os Lombardos, e colocaram um ponto final no reino Gépida em 567. Em 568, os Ávaros voltaram-se contra os Lombardos, expulsando-os da Panónia, e obrigando-os a deslocaram-se para o Norte de Itália, onde fundaram o reino lombardo.

Após diversos conflitos com o Império Bizantino, aliam-se com o Império Sassânida, para tomar a capital Constantinopla em 626. Juntamente com a Bulgária, formaram uma entidade politica no século VII, que estendia-se da Panónia até ao Mar Negro. Com o fim desta união politica, mantiveram o controlo sobre a Panónia. Especula-se que um, dos mais valiosos contributos dos Ávaros na Europa seja, a introdução do estribo, fundamental para o florescimento da cavalaria pesada no Velho Continente. Infelizmente grande parte da informação sobre este povo perdeu-se na história, ao que aliou-se o facto, de não documentarem a sua História, à imagem daquilo que o Império Romano fazia por exemplo.

Sabe-se que existia uma segregação entre a população local e os Ávaros, embora os homens pudessem casar com mulheres eslavas e germânicas. O exército ávaro tinha nas suas fileiras, unidades dos diversos povos subjugados. Os Ávaros tinham boas relações com a população eslava, enquanto os conquistadores dedicavam-se á defesa do território, e formavam uma espécie de casta guerreira, os locais eram responsáveis pela produção agrícola, pecuária e bens. Existem evidências arqueológicas, que sugerem a ascensão social de alguns eslavos, à aristocracia avara e administração do território.

No início do século IX, foram subjugados pelos francos de Carlos Magno, e pelos antigos aliados búlgaros.

1025 Visualizações 1 Total

References:

ÁLVAREZ PALENZUELA, Vicente (Coord.); Historia Universal de la Edad Media, Ariel, 2002
BALARD, Michel; A Idade Média no Ocidente: dos Bárbaros ao Renascimento, D.Quixote, 1994

1025 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.