Samnitas

Quem foram os Samnitas

Samnitas-01Os Samnitas eram um antigo povo seminómada indo-europeu, provavelmente aparentados com os sabinos, que ocupou parte da Itália Central por volta do ano 1000 a.C., cujo território se chamava Samnium. Estavam divididos em quatro tribos principais, nomeadamente: os Pentros com capital em Bovianum; os Caracenos centrados no vale do Sagrus; os Caudinos, com capital em Caudium; e os Hirpinos com capital em Beneventum.

Derrotados em diversas guerras com os romanos (as chamadas guerras samnitas) e que se prolongaram ao longo de várias décadas (328-304 a.C. e 298-290 a.C.), os Samnitas entraram em declínio e, em 82 a.C., tendo-se aliado a Mário Egnácio no contexto das revoltas contra a hegemonia de Roma (que ficaram conhecidas como a Guerra Social), foram definitivamente esmagados por Lúcio Cornélio Sila na célebre Batalha da Porta Colina.

814 Visualizações 2 Total
814 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.