Idade do Ferro

A Idade do Ferro foi a Era mais tardia do Sistema das Três Idades, e ficou marcada pela utilização de ferramentas em ferro.

A Idade do Ferro é a última das três épocas em que tradicionalmente é dividida a pré-história, tendo-se seguido à Idade do Bronze e da Idade da Pedra. A demarcação histórica e arqueológica de cada época é limitada pelo enquadramento e desenvolvimento tecnológico de determinada civilização. Em grosso modo, a Idade do Ferro teve o seu início em meados do segundo milénio antes de Cristo, estendendo-se até 700 a. C. ou quando o Império Romano estendia os seus domínios, sendo sucedida pela Época Clássica na perspectiva europeia,

Desde 2000 a.C. que o ferro era trabalhado, mas nunca numa escala superior ao bronze, só a partir de 1500-1300 a.C. o ferro começou a ganhar primazia relativamente ao bronze, iniciando uma nova Era. A passagem do bronze para o ferro pode estar associada com uma possível escassez de estanho, juntamente com o cobre são as ligas metálicas necessárias para a fundição de bronze, outra perspectiva mais pragmática defende que a abundância do ferro que o tornava mais barato relativamente ao bronze, um dos metais mais frequentes na crosta terrestre, aliado com a sua dureza, leveza e facilidade em trabalhar, estiveram na génese da primazia do ferro relativamente ao cobre.

Uma corrente historiográfica defende que os Hititas ganharam prevalência na Anatólia e parte do que é hoje Líbano e Síria, porque utilizavam o ferro como metal principal na construção de armas, algo que seria vantajosa ao enfrentar exércitos com armas de bronze. Esta teoria não encontra eco na arqueologia, que nas escavações relativas a esta civilização, encontra armas forjadas a ferro numa proporção muito menor relativamente às de bronze, Os Hititas provavelmente tinham os maiores conhecimentos no que tocava ao trabalhar o ferro, mas as evidências arqueológicas não comprovam a tese que a sua civilização cresceu por isso.

Dependendo das regiões, como ocorreu com a Península Ibérica, a Idade do Ferro perdurou até a conquista Romana, mas tendo em conta a prevalência contínua do ferro ao longo da história, ainda nos nossos dias é provavelmente o metal mais utilizado para a fundação de aço, na indústria, construção naval e essencialmente na construção de edifícios, pontes e monumentos, talvez não seja erróneo considerar que fora os acontecimentos históricos que demarcam as épocas seguintes, ainda estamos a viver uma Idade do Ferro.

935 Visualizações 1 Total

References:

DICKINSON, Oliver ; El Egeo. De la Edad del Bronce a la Edad del Hierro, Bellaterra Arqueología, 2010

935 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.