Confederação Meda

A Confederação Meda foi uma entidade política que emergiu na Pérsia, no decorrer do último milénio a.C..

Enquadramento histórico da Confederação Meda:

A Confederação Meda, também conhecida como Império Medo, emergiu em 678 a.C., foi uma entidade política originária da região da Média, antiga Pérsia, actualmente Irão, onde residia um conjunto de tribos conhecidas na época como Medos.

Os Medos eram um dos antigos povos iranianos. Em 709 a.C. nasceu o governante que iria moldar a História dos Medos e da Pérsia, Déjoces ao unificar as diversas tribos Medas, tornou-se no primeiro Rei Medo, as conquistadas territoriais que alargaram os seus domínios na Pérsia, originaram a Confederação Meda. Déjoces atingiu tal poder, força e mediatismo na sociedade Meda, que em troca de ser Rei e soberano Medo, exigiu que fosse construído um grande palácio, com guarda pessoal numa nova capital – Ecbátana.

Outro monarca influente dos Medos foi Ciaxares, responsável por alguns dos maiores sucessos militares da Confederação Meda. Alargou as fronteiras Medas até a Arménia, partes da Ásia Menor e Mesopotâmia. Esta expansão deveu-se a reestruturações administrativas e politicais levadas a cabo por Ciaxares, que conduziram a uma maior centralização do poder. Qualquer campanha militar bem-sucedida, centra a sua acção no exército, as reformas militares conduzidas por Ciaxares, modernizaram as forças militares e tornaram-nas capazes de manter e expandir territórios.

Outro factor decisivo nesta época áurea dos Medos foi a aliança de Ciaxares com Nabopolasar, Rei da Babilónia. Graças a esta aliança estratégica, Medos e Babilónios foram capazes de derrotar a grande potência na época na região, o Império Assírio. De forma a selar esta aliança foi celebrado um casamento entre a filha de Ciaxares e Nabucodonosor, filho de Nabopolasar e futuro Rei da Babilónia. Quando o filho de Nabopolasar subiu ao trono como Nabucodonosor II, construiu uma das maravilhas do mundo antigo, os Jardins Suspensos, para que a sua esposa não sentisse falta da região montanhosa meda onde havia nascido e crescido.

Ciaxares tentou alargar os domínios da Confederação Meda à totalidade da Anatólia, mas fracassou perante a resistência do Reino da Lídia.

Confederação Meda

Confederação Meda

A Confederação Meda viria a sucumbir em 549 a.C. perante Ciro, o Grande, que liderou uma revolta dos povos persas subjugados pelos Medos (também persas), e fundou um Império ainda mais vasto que a Confederação. Segundo descrevem as fontes gregas da época, Ciro seria neto do último Rei Medo, Astiages.

Até Ciro, os Medos tinham tido a prevalência no mundo persa durante mais de um século. Embora de ascendência e sangue real medo, colocou um ponto final nesta civilização e lançou as bases para um novo império – Aqueménida, que atingiria dimensões nunca antes vistas na História da humanidade.

821 Visualizações 1 Total

References:

TAVARES, A. A.; As Civilizações Pré-Clássicas. Guia de Estudo, Lisboa, Ed. Estampa, 1980

CARREIRA, José Nunes; História antes de Heródoto, Lisboa, Ed. Cosmos, 1993

821 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.