1982 – Efemérides / Acontecimentos Históricos em Portugal

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1982 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos em Portugal neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

História Política:

  • 12/fev: É efectuada a primeira greve geral em Portugal. A greve é convocada pela CGTP com a oposição declarada da UGT.
  • 29/out: O Conselho da Revolução, órgão composto por militares, criado na voragem do PREC, reúne-se pela última vez.

Religião:

  • 12/mai: João Paulo II inicia uma visita a Portugal para agradecer à Virgem ter sobrevivido ao ataque que sofrera em Roma um ano antes, a 13 de Maio.

Desporto:

  • 01/dez: É inaugurada a iluminação artificial no Estádio da Luz; o jogo inaugural é disputado entre o Benfica e o PSV Eindhoven com vitória do Benfica por 2-0.

Falecimentos:

  • 09/ago: Morre em Lisboa o pintor e caricaturista português, João Abel Manta, um dos mais importantes caricaturistas da sua geração.
1380 Visualizações 1 Total
1380 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.