1960 – Efemérides / Acontecimentos Históricos em Portugal

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1960 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos em Portugal neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

Política:

  • 03/jan: Álvaro Cunhal e outros militantes do PCP evadem-se do Forte de Peniche, uma das prisões de mais alta segurança do Estado Novo.
  • 04/jan: É assinado em Estocolmo o Tratado que cria a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) e que reúne diversos países europeus que não tinham aderido à Comunidade Económica Europeia, nomeadamente Portugal, Reino Unido, Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça.
  • 21/nov: Portugal adere ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
  • 14/dez: A Assembleia-Geral da ONU, aprova a Resolução 1514 (XV), conhecida como Declaração Anticolonialista, um claro castigo a Portugal pela sua política colonial.
  • 15/dez: aprovação, pela Assembleia-Geral da ONU, da Resolução 1541 (XV), constituída pelo Relatório dos Seis, elaborado pelo respectivo comité, contendo a definição de território não autónomo e da Resolução 1542 (XV) que entendia como territórios não autónomos os territórios administrados por Portugal, e sobre os quais havia obrigação de prestar informações.

Desporto:

  • 18/dez: Eusébio, um dos melhores jogadores de futebol de sempre, assina contrato com Benfica.

Nascimentos:

Falecimentos:

  • 14/ago: Morre Jaime Cortesão, famoso historiador português, especializado no estudo da época dos descobrimentos.
774 Visualizações 1 Total
774 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.