Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos em Portugal neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais. |
…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…
História Política:
- 25/abr: Constituição do terceiro governo presidido por Afonso Costa, devido ao fim do governo da “União Sagrada” presidido por António José de Almeida.
- 12/jul: Devido às greves constantes é declarado o estado de sítio em Lisboa e concelhos limítrofes.
- 11/out: Bernardino Machado, presidente da República, chega à zona de concentração do Corpo Expedicionário Português (CEP) na Iª Guerra Mundial, em visita às tropas na frente.
- 01/nov: Realização das eleições para Câmaras Municipais e Juntas Gerais de Distrito, nas quais o Partido Democrático no poder consegue uma vitória tangencial. Destaca-se a larga margem de abstenção, tendo ficado também patente o desgaste político decorrente da conjuntura de crise e da guerra.
- 05/dez: Sidónio Pais chefia uma revolução que o levará ao poder três dias depois. O movimento e a situação política que criou será conhecido pelo «Dezembrismo».
- 08/dez: Três dias após o “putsch” militar, Sidónio Pais assume a chefia do governo, cargo que mantém até 14 de Dezembro de 1918, dia em que é assassinado na estação do Rossio.
- 09/dez: O Congresso é dissolvido na sequência do movimento revolucionário liderado por Sidónio Pais.
- 12/dez: O Presidente da República, Bernardino Machado, é destituído do cargo.
História Militar:
- 30/jan: A 1.ª Brigada do Corpo Expedicionário Português (CEP), do comando do general Gomes da Costa sai do Tejo a bordo de três vapores britânicos.
- 02/fev: As primeiras tropas portuguesas enviadas para combater na Iª Guerra Mundial chegam a Brest, porto na Bretanha, no qual desembarcam.
- 23/fev: Parte para França, para combater na Iª Guerra Mundial, o segundo contingente do Corpo Expedicionário Português (CEP).
- 04/abr: As primeiras tropas portuguesas entram nas trincheiras e é morto o primeiro soldado português em combate da Iª Guerra Mundial, António Gonçalves Curado.
Religião:
- 13/mai: A Virgem Maria aparece pela primeira vez aos três pastorinhos quando estes guardavam as ovelhas na Cova da Iria, em Fátima, Ourém.
Economia, Empresas e Negócios:
- [Ainda sem acontecimentos económicos relevantes registados]
Ciência e Tecnologia:
- [Ainda sem acontecimentos científicos relevantes registados]
Artes e Entretenimento:
- [Ainda sem acontecimentos artísticos relevantes registados]
Desporto:
- [Ainda sem acontecimentos desportivos relevantes registados]
Acidentes, Catástrofes e Atentados:
- [Ainda sem acidentes, catástrofes e atentados relevantes registados]
Outros Acontecimentos:
- [Ainda sem outros acontecimentos relevantes registados]
Nascimentos:
- 21/set: Nasce no Porto, o pintor Júlio Resende, uma referência na cultura contemporânea em Portugal.
- 31/dez: Nasce em Leiria o ensaista e professor universitário António José Saraiva, autor de obras como Crepúsculo da Idade Média em Portugal, História da Cultura em Portugal e História da Literatura Portuguesa.
Falecimentos:
- 05/mar: Morre, em Lisboa, Manuel de Arriaga, professor, escritor e primeiro presidente eleito da República Portuguesa, entre 1911 e 1915.
- 05/jun: Morre, no Porto, António Teixeira de Sousa, antigo deputado, líder do Partido Regenerador e chefe do último governo da monarquia portuguesa.
…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…
Efemérides do Século XX em Portugal
| ← 1912 | ← 1913 | ← 1914 | ← 1915 | ← 1916 | ←.→ | 1918 → | 1919 → | 1920 → | 1921 → | 1922 → |
Efemérides em 1917 noutros países
1720 Visualizações 1 Total