17 de fevereiro (efemérides em Portugal)

Efemérides comemoradas em 17 de fevereiro em Portugal (Lista exaustiva separada por ‘tipos’: política, ciência, religião, desporto, nascimentos, etc.)

História Política:

  • 1901: Ocorre a chamada ‘Questão Calmon’ – à saída da Igreja da Trindade no Porto, com a conivência da visada, um grupo de homens tenta raptar Rosa Calmon, filha do cônsul do Brasil naquela cidade – o objetivo era conduzi-la a uma casa religiosa para onde desejava entrar contra vontade do pai. Esta situação gerou protestos contra as instituições clericais e levou a que o regime fosse considerado como demasiado próximo da Igreja.
  • 1986: Nove países assinam no Luxemburgo do Acto Único Europeu (que entrará em vigor em 1 de Julho de 1987), com vista a relançar a integração europeia e a realizar o mercado único europeu até 1993. Os restantes 3 países da então CEE (Grécia, Dinamarca e Itália), assinariam o mesmo tratado dias mais tarde, em 26 de fevereiro, na cidade holandesa de Haia.

Falecimentos:

  • 1985: Morre em Zafra, Espanha, com apenas 44 anos de idade, José Mestre Batista, célebre cavaleiro tauromáquico português.
454 Visualizações 1 Total
454 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.