Conheça as regras de Ténis previstas em qualquer jogo oficial de ténis dos torneios ATP, WTA ou ITF.
Objetivo do Jogo
Qualquer jogo é realizado num “court” de ténis rectangular com uma rede a meio do court. O objetivo é o tenista fazer passar a bola por cima da rede dentro das margens do court de forma a que o opositor não consiga bater de volta para o lado oposto.
Jogadores, Equipamento e Recinto de Jogo
Um jogo de ténis pode ser jogado com um tenista de cada lado do court (singulares) ou por dois tenistas de cada lado (pares). Cada metade de court, dispõe de uma linha de fundo, onde os tenistas fazem os serviços, duas áreas de serviço (onde a bola deve cair quando um tenista faz um serviço) e dois espaços laterais, um em cada lado de linhas paralelas. No caso de jogos de singulares, a bola está em jogo até à linha paralela interior, enquanto se for um jogo de pares a bola está em jogo até à linha exterior do court. Cada jogador deve ter uma raquete e equipamento devidamente credenciados em courts de terra batida, relva ou superfícies duras.
Sistema de Pontuação
Cada partida de ténis, é composta por jogos e sets. Para um tenista ganhar um jogo, tem de fazer 4 pontos. Cada jogo começa com zero pontos para cada atleta, sendo que depois à medida que os tenistas ganham pontos ficam com as marcas de 15 (1 ponto), 30 (2 pontos), 40 (3 pontos) e o 4º ponto resulta na conquista desse jogo, com uma excepção. Se existir um empate a 3 pontos, tem de existir uma espécie de desempate com um 5º ponto, visto ter que existir uma diferença entre tenistas de mais de um ponto. O primeiro tenista que chegar aos 6 jogos ganhos,vence o set, existindo a excepção quando existir 5 jogos conquistados de ambas as partes, o tenista que vencer é o primeiro que chegar aos 7 jogos conquistados. Se existir um empate a 6 jogos, é jogado um tie-break, em que existe um só jogo para definir o vencedor do set, em que vence o set quem nesse jogo chegar primeiro aos 7 pontos ou quando tiver dois pontos de diferença. As partidas de ténis jogam-se, no máximo, à melhor de 5 sets nos homens e à melhor de 3 sets nas mulheres e em partidas de pares.
Condução de Jogo de Ténis
No início de cada partida é definido quem serve primeiro e de que lado fica cada tenista. Durante cada jogo, o mesmo tenista deve fazer o serviço da linha de fundo, ora à esquerda, ora à direita da linha central do court sem nunca tocar a linha de fundo com parte do pé. Se no serviço, o tenista falhar a área de serviço respectiva, tem direito a uma 2ª hipótese. Caso falhe essa 2ª hipótese, é dado ponto ao adversário. Caso a bola de serviço bata na rede, o tenista é obrigado a servir como se da primeira vez se tratasse.
Sempre que a bola bate uma única vez dentro dos perímetros do campo adversário sem retorno da bola ou retorno deficiente para fora dos perímetros do campo, é dado ponto ao tenista que bateu a bola inicialmente.
Se a bola ficar do lado do tenista que bateu a bola ou se o tenista bater duas vezes na bola, o ponto é atribuído ao adversário. Se um tenista tocar na rede, distrair ou impedir o adversário de chegar à bola, perde automaticamente o ponto. As bolas de ténis são trocadas a cada 6 jogos.
Juízes
Cada partida de ténis, tem um juíz de partida e, pelo menos, quatro juízes de linha presentes para estabelecer quando a bola está em jogo ou fora. Sempre que a bola vai fora dos limites do campo, dá o grito de “OUT” com uma sinalética com a mão. Nos casos de torneios maiores como os Grand Slams ou os Masters, têm 6 juízes de linha de fundo e pelo menos 2 nas laterais para validação da bola.
Sistemas de Penalizações
Os tenistas podem ser penalizados mediante as suas acções, sendo que, num decorrer de uma partida, à primeira ofensa é dado um aviso, à segunda ofensa é dado um ponto adversário e a terceira e subsequentes ofensas são atribuídos jogos ao adversário. As penalizações mais comuns são pecuniárias e devido a más condutas, vestuário e desistências de última hora do quadro das competições.