A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) é o organismo que tutela as competições internacionais de ténis masculino, tal como a WTA faz para o feminino.
ORIGEM DA ASSOCIAÇÃO DE TENISTAS PROFISSIONAIS (ATP)
A partir do momento em que a Era Open chegou ao fim, em 1968, surgiram importantes modificações em todas as estruturas do Ténis. Em 1970, os principais torneios no Mundo juntaram-se para criar um circuito, o que serviria de antecâmara para a criação da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Foram os principais tenistas profissionais de então que se juntaram para fundar a ATP, em 1972, nas vésperas do Open dos Estados Unidos, de forma a defender os interesses dos tenistas. Uma das primeiras medidas e mais importantes foi a criação de um ranking que estabelecesse uma hierarquia para definir uma entrada justa dos atletas nos torneios, tal como acontece nos dias de hoje. Desde então, o circuito masculino teve importantes mudanças e desenvolvimentos como a criação de um circuito único, a partir de 1990, numa ideia gizada dois anos antes pelos principais tenistas e apoiada pelos organizadores dos principais torneios. Actualmente, este circuito é conhecido como ATP World Tour.
CATEGORIAS DOS TORNEIOS DA ASSOCIAÇÃO DE TENISTAS PROFISSIONAIS (ATP)
- Torneios Grand Slam (4)
- Campeonato final de época ATP (1)
- ATP World Tour Masters 1000 (9)
- ATP World Tour 500 Series (13)
- ATP World Tour 250 Series (41)
- ATP Challenger Tour (159)
Existe mais torneios de ténis masculino de categorias mais baixas da organização da Federação Internacional do Ténis e que não estão presentes neste esquema, ou de outros, como a Davis Cup ou os Jogos Olímpicos. Na verdade, os Grand Slam não fazem parte da organização da ATP, contudo, aparecem nesta lista para que se perceba a hierarquia. Os números a parêntesis são o número de torneios presentes em cada categoria.
RANKING ATP DA ASSOCIAÇÃO DE TENISTAS PROFISSIONAIS
O ranking ATP está definido para estabelecer uma hierarquia entre todos os tenistas profissionais e que serve para depois premiar os melhores atletas e definir uma ordem nos sorteios de cada torneio. O ranking da Associação de Tenistas Profissionais é estabelecido com a pontuação obtida em cada torneio nas últimas 52 semanas. Por esse motivo, é um ranking que permite muitas mudanças a cada torneio, sobretudo, depois dos Grand Slam. Os Torneios de Grand Slam são os que atribuem maior pontuação no Ranking ATP seguido do Campeonato do Final de Época e os restantes torneios, mediante a sua categoria. Entram para a contabilidade do Ranking, os pontos alcançados nos Grand Slam, no Campeonato final de época, em 8 dos torneios de Masters 1000 e nos 6 melhores resultados conseguidos nos restantes torneios.