Emanuel Silva é um dos melhores atletas nacionais na Canoagem sendo medalhado olímpico e campeão europeu e mundial durante a sua carreira de sénior.
Nascido a 4 de Dezembro de 1985, Emanuel Silva começou a sua participação na Canoagem com 11 anos e apesar de algumas dificuldades iniciais, começou a impor-se com alguma naturalidade frente aos atletas da mesma idade. Começou no Clube Náutico de Fão, tendo passado mais tarde para o Clube Náutico de Prado. Actualmente, é um atleta patrocinado pelo Sporting Clube de Portugal.
Ainda como júnior, Emanuel Silva sagrou-se campeão mundial em K1 500 metros e vice-campeão mundial nos mundiais de Komatsu, no Japão no ano de 2003. No ano seguinte, consegue chegar à final do K1 1000 metros dos Jogos Olímpicos, ainda em idade de júnior, depois de ter alcançado a final, também, nos campeonatos europeus de Poznan, na categoria sénior, finalizando ambas as provas como sétimo classificado. Em 2005, alcança o seu primeiro título em sub-23, nos Europeus de Plovdiv, ao conquistar a medalha de Ouro no K1 1000 metros e a primeira medalha como sénior na mesma especialidade (K1 1000 metros), com a medalha de bronze nos campeonatos Europeus, realizados em Poznan. Revalidou o título europeu em sub-23 em 2006 que tinha sido conseguido no ano anterior e foi aos campeonatos mundiais, em Seniores, terminando no sétimo lugar na prova de K1 1000 metros. Conseguiu a qualificação nos K1 500 metros e nos K1 1000 metros para os Jogos Olímpicos, mas não teve os mesmos resultados da edição de estreia, tendo ficado em ambas as especialidades pelas meias-finais. No ano de 2010, Emanuel Silva alcançou a medalha de bronze nos campeonatos europeus em Trasona, na vizinha Espanha, na especialidade de K2 500 metros, juntamente com Fernando Pimenta que não foi o seu companheiro na edição seguinte, onde João Ribeiro o acompanhou nos campeonatos europeus dessa edição de 2011. Alcançaram a medalha de bronze, a segunda consecutiva para Emanuel Silva. Mas os dois atletas conquistariam mais uma medalha, com Fernando Pimenta e David Fernandes, ao sagrarem-se campeões europeus no K4 1000 metros. Em mais uma edição dos Jogos Olímpicos, a terceira consecutiva para Emanuel Silva, o canoísta alcançava a tão ambicionada medalha, juntamente com Fernando Pimenta, no K2 1000 metros, conseguindo a primeira medalha olímpica portuguesa na modalidade e a única nessa edição para as cores portuguesas. Depois disto, Emanuel Silva iria chegar a títulos europeus e mundiais como sénior. Em 2013, os Europeus realizaram-se em Montemor-o-Velho e Emanuel Silva aproveitou para juntar mais uma medalha ao seu pecúlio pessoal, ajudando a selecção nacional a conquistar a medalha de Prata no K4 1000 metros, com Fernando Pimenta, João Ribeiro e David Fernandes. Meses mais tarde, Emanuel Silva e João Ribeiro sagram-se campeões mundiais em Duisburgo, na Alemanha, na variante de K2 500 metros. No ano seguinte, 2014, juntaram o título europeu ao título mundial conseguido no ano anterior e tiveram forças para chegar à medalha de bronze nos K4 1000 metros, juntamente com Fernando Pimenta e David Fernandes. Melhoraram o resultado meses mais tarde, nos Campeonatos Mundiais de Moscovo, chegando à medalha de Prata. Este ano, participou nos Jogos Olímpicos, juntamente com João Ribeiro no K2 1000 metros, tendo terminado no quarto lugar e depois juntaram-se a Fernando Pimenta e David Fernandes, no K4 na mesma distância, finalizando na sexta posição.
Em Maio de 2015, Emanuel Silva foi agraciado como Grande-Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique.