A Taça Intercontinental de Hóquei em Patins é uma competição que é disputada entre os campeões europeus (vencedores) das Américas, do continente africano, do continente asiático e da Oceânia
Esta competição é atualmente organizada pela FIRS – Fédération Internationale Roller Sports e disputa-se entre os campeões europeus (vencedores) das Américas, do continente africano, do continente asiático e da Oceânia. A primeira edição foi em 1983 num formato de liga entre os melhores clubes do continente europeu e do continente americano. Teve uma segunda edição dois anos depois, em 1985, mas os clubes europeus não participaram. Em 1986 o formato da Taça Intercontinental mudou e passou a realizar-se no formato de final a duas partidas ou seja, um jogo era realizado na casa da equipa campeã da Europa e o outro jogo era realizada na casa da campeã da América. Desde então e até 2014 o formato desta competição internacional já sofreu várias alterações, no entanto, até à edição de 2014 a taça foi disputada numa só partida, num local devidamente acordado pelas duas equipas participantes na competição. A Taça Intercontinental de Hóquei em Patins já conta com algumas edições sendo a última realizada no ano de 2017, 17º edição, e disputada, mais uma vez com num novo formato: o formato Final Four (ou final a quatro, em português). A edição de 2017 foi disputada pelos campeões europeus de 2016 e de 2017, Sport Lisboa e Benfica e Reus Deportiu, respetivamente e pelos campeões sul-americanos e pan-americanos dos anos de 2016 e 2017, Andes Talleres e Concepción Patín Club, respetivamente. O Sport Lisboa e Benfica enfrentou o Andes Talleres e o Reus Deportiu enfrentou o Concepción Patín Club nas meias-finais e na final o Sport Lisboa e Benfica venceu o Reus Deportiu por 5-3 conseguindo assim ganhar a Taça Intercontinental do ano 2017 que se realizou nos dias quinze e dezasseis de dezembro.
O FC Barcelona é o clube com mais vitórias da Taça Intercontinental de Hóquei em Patins tendo marcado presença na competição seis vezes, cinco delas tornou-se campeão: no ano de 1983 (primeira edição da competição), 1998, 2005, 2008 e 2014 e foi vice-campeão no ano de 1986. O segundo clube com mais vitórias também é espanhol mas desta vez é o Hockey Club Liceo com cinco presenças na competição e cinco vitórias: ano de 1987, 1989, 1993, 2004 e 2012. Portugal fica em terceiro lugar representado pelo Sport Lisboa e Benfica que, nas duas vezes que participou na competição se tornou vitorioso em ambas, nos anos de 2013 e de 2017 (última edição até à data). Em quarto lugar entra o UV Trinidad, um clube de hóquei da Argentina que participou na Taça Intercontinental duas vezes. Uma delas, em 1986, sagrou-se campeão e na outra, em 1998, foi vice-campeão. O Reus Deportiu aparece em quinto lugar com uma participação em 2010, ano em que foi campeão. Portugal teve ainda a participação do Óquei Clube de Barcelos em 1992, ano em que ganhou a competição e do Futebol Clube do Porto, em 1983 tornando-se apenas vice-campeão.
Vencedores da Taça Intercontinental
1ª Edição em 1983 – As equipas presentes foram o FC Barcelona (de Espanha) e o Futebol Clube do Porto (de Portugal) e o vencedor foi o FC Barcelona (de Espanha).
2ª Edição em 1986 – As equipas presentes foram o UV Trinidad (da Argentina) e o FC Barcelona (de Espanha) e o vencedor foi o UV Trinidad (da Argentina).
3ª Edição em 1987 – As equipas presentes foram o Hockey Club Liceo (de Espanha) e o Concepción Patín Club (da Argentina) e o vencedor foi o Hockey Club Liceo (de Espanha).
4ª Edição em 1989 – As equipas presentes foram o Hockey Club Liceo (de Espanha) e o Estudantil (da Argentina) e o vencedor foi o Hockey Club Liceo (de Espanha).
5ª Edição em 1992 – As equipas presentes foram o Óquei Clube de Barcelos (de Portugal) e o Sertâozinho (do Brasil) e o vencedor foi o Óquei Clube de Barcelos (de Portugal).
6ª Edição em 1993 – As equipas presentes foram o Hockey Club Liceo (de Espanha) e o Estudantil (da Argentina) e o vencedor foi o Hockey Club Liceo (de Espanha).
7ª Edição em 1998 – As equipas presentes foram o FC Barcelona (de Espanha) e o UVT (da Argentina) e o vencedor foi o FC Barcelona (de Espanha).
8ª Edição em 2004 – As equipas presentes foram o Hockey Club Liceo (de Espanha) e o Estudantil (da Argentina) e o vencedor foi o Hockey Club Liceo (de Espanha).
8ª Edição em 2004 – As equipas presentes foram o Hockey Club Liceo (de Espanha) e o Estudantil (da Argentina) e o vencedor foi o Hockey Club Liceo (de Espanha).
9ª Edição em 2005 – As equipas presentes foram o FC Barcelona (de Espanha) e o Olimpia (da Argentina) e o vencedor foi o FC Barcelona (de Espanha).
10ª Edição em 2007 – As equipas presentes foram o Follónica Hockey (de Itália) e o Concepción Patín Club (da Argentina) e o vencedor foi o Follónica Hockey (de Itália).
11ª Edição em 2008 – As equipas presentes foram o FC Barcelona (de Espanha) e o Concepción Patín Club (da Argentina) e o vencedor foi o FC Barcelona (de Espanha).
12ª Edição em 2010 – As equipas presentes foram o Reus Deportiu (de Espanha) e o Petroleros YPF (da Argentina) e o vencedor foi o Reus Deportiu (de Espanha).
13ª Edição em 2012 – As equipas presentes foram o Hockey Club Liceo (de Espanha) e o Club Atletico Huracan (da Argentina) e o vencedor foi o Hockey Club Liceo (de Espanha).
14ª Edição em 2013 – As equipas presentes foram o Sport Lisboa e Benfica (de Portugal) e o Sport Clube Recife (do Brasil) e o vencedor foi o Sport Lisboa e Benfica (de Portugal).
15ª Edição em 2015 – As equipas presentes foram o FC Barcelona (de Espanha) e o Petroleros YPF (da Argentina) e o vencedor foi o FC Barcelona (de Espanha).
16ª Edição em 2016 – As equipas presentes foram o Club Patín Vic (de Espanha) Club Atletico Huracan (da Argentina) e o vencedor foi o Club Patín Vic (de Espanha).
17ª Edição em 2017 – As equipas presentes foram o Sport Lisboa e Benfica (de Portugal) e o Reus Deportiu (de Espanha) e o vencedor foi o Sport Lisboa e Benfica (de Portugal).