Regras do Hóquei em Patins

Descrição das regras que regem as competições de Hóquei em Patins, no que toca ao jogo, pista, equipamentos, jogadores, equipas, árbitros e actuação disciplinar.

Descrição das regras nas competições de Hóquei em Patins, no que toca ao jogo, pista, equipamentos, jogadores, equipas, árbitros e actuação disciplinar.

Regras do Hóquei em Patins – Considerações sobre o jogo

Um jogo de Hóquei em Patins decorre sobre uma pista rectangular de superfície plana e lisa, disputada por 2 equipas de 5 elementos, uma das quais um guarda-redes. Cada um dos jogadores usa stick e calça patins com rodas colocadas paralelamente ao longo de dois eixos transversais. O objectivo é introduzir a bola na baliza adversária. 1 ou 2 árbitros principais dirigem o jogo em pista, com um árbitro auxiliar presente na mesa Oficial de Jogo. Cada Jogo tem o tempo útil de 40 minutos, divididos em 2 partes de 20 minutos com um período de intervalo de 10 minutos. Caso haja prolongamento, este tem a duração de 10 minutos divididos por 2 períodos de 5 minutos. Mas primeiro, há lugar a um intervalo de 3 minutos entre o final do tempo regulamentar e o início do prolongamento e de 2 minutos entre os 2 períodos do prolongamento. Assim que uma equipa marca um golo, o prolongamento termina e é declarada como vencedora. Se não houver golos no prolongamento, há lugar a uma série de 5 grandes penalidades até se chegar a um vencedor. Em cada uma das partes, cada equipa tem direito a uma pausa técnica.

Exemplo do equipamento e posicionamento de guarda-redes

Exemplo do equipamento e posicionamento de guarda-redes

Regras do Hóquei em Patins – Considerações sobre a pista e zonas de jogo

A pista de Hóquei em Patins deve ter entre 34 e 44 metros de comprimentos e entre 17 e 22 metros de largura, delimitado por uma vedação fechada com 1 metro de altura e de cantos arredondados. A área de baliza ou de penalti tem uma área rectangular com um comprimento de 9 metros e 5,40 metros de largura. A linha de baliza está situada entre os postes da baliza e entre 2,70 a 3,30 metros da tabela de fundo.
A pista tem uma linha divisória a meio que cria 2 meios-campos, onde cada equipa se estabelece com a baliza respectiva. Essa linha permite, também a criação de duas zonas de jogo para as equipas, a zona defensiva e a zona atacante. Quando uma equipa tem a bola na sua zona defensiva só tem 10 segundos para levar a bola na sua posse para a zona atacante. Ainda assim, na acção ofensiva da equipa, a bola poderá voltar à zona defensiva por períodos até 5 segundos. Se esse tempo for ultrapassado, a equipa sofre um livre indirecto. Estando na zona atacante, a equipa deve procurar deliberadamente marcar golo e tem um tempo aproximado de 45 segundos para fazer algum remate à parte frontal da baliza.

Regras do Hóquei em Patins – Power Play

O Power Play é uma penalização às equipas que cometam faltas graves, obrigando-as a jogar em inferioridade numérica. Resulta, sempre, de uma situação em que algum dos elementos levou cartão azul ou vermelho. Por cada cartão azul, jogam 2 minutos em inferioridade numérica e por cada cartão vermelho, jogam 4 minutos com jogador a menos. Se a equipa em inferioridade numérica, sofrer um golo neste período, o Power Play termina imediatamente. Uma equipa não pode ter menos de 3 jogadores em campo, guarda-redes incluído, já que o árbitro termina o jogo.

A bola não pode subir mais que 1,5 metros a não ser que tenha sido o guarda-redes a atirar

A bola não pode subir mais que 1,5 metros a não ser que tenha sido o guarda-redes a atirar

Regras do Hóquei em Patins – Equipas

Cada equipa de Hóquei em Patins deverá ter 5 jogadores cada uma, com 1 Guarda-Redes e 4 jogadores de pista, sendo obrigatório a presença de um outro Guarda-Redes como suplente e ainda pode utilizar mais 4 jogadores de forma rotativa. Em cada banco de suplentes, deverá ter 5 jogadores (1 deles guarda-redes), 1 Treinador Principal, 1 Treinador Adjunto ou Preparador físico, 2 Delegados da equipa, 1 Médico, 1 Mecânico e 1 Massagista ou Fisioterapeuta. O banco de suplentes está posicionado na zona defensiva da sua equipa, pelo que ao intervalo, com a mudança de lados na pista, também ocorre o mesmo quanto ao banco de suplentes. As substituições podem ser feitas com o jogo parado ou a decorrer, sendo que, no último caso, tem de existir primeiro a saída de um jogador para a entrada do suplente na pista. Um jogador que receba assistência médica deve ser substituído e só poderá reentrar depois do recomeço do jogo.

Regras do Hóquei em Patins – Equipamento

Cada jogador de Hóquei em Patins deve utilizar uns calções, camisola, meias, patins e um stick. Os Guarda-Redes têm um equipamento especial de protecção composto por máscara protectora na cabeça, peitilho, 2 luvas e 2 Caneleiras específicas para Guarda-Redes. Os jogadores podem ser sancionados por equipamento irregular. O árbitro deve interromper o jogo quando alguém joga a bola intencionalmente sem o stick estar devidamente seguro, com um dos patins avariados ou quando o guarda-redes joga a bola sem estar com a totalidade do seu equipamento de protecção.

Stick e patins têm determinadas regras

Stick e patins têm determinadas regras

Regras do Hóquei em Patins – Tipos de faltas ou infrações

No Hóquei em Patins, as infracções e faltas podem ser divididas em duas: as infracções e faltas técnicas e as infracções e faltas disciplinares. Estas últimas poderão ser divididas face à sua gravidade, forma, situação e origem.
Infracções e faltas disciplinares

    1. Gravidade
      1. Infracções Leves
      2. Faltas de Equipa
      3. Faltas Graves (para cartão azul)
      4. Faltas Muito Graves (para cartão vermelho)
    2. Forma
      1. Faltas Verbais
      2. Faltas de Contacto
    3. Situação
      1. Faltas com o jogo a decorrer
      2. Faltas com o jogo parado
    4. Origem
      1. Faltas com origem na pista de jogo
      2. Faltas com origem no banco de suplentes

Sempre que uma equipa atinja as 10 faltas de equipa, a equipa adversária tem direito à marcação de um livre directo, acontecendo isso depois, a cada 5 faltas.

Regras do Hóquei em Patins – Actuação dos árbitros

Os árbitros de Hóquei em Patins podem sancionar de forma técnica e disciplinar todos os elementos de um jogo de Hóquei em Patins. A nível disciplinar, os árbitros podem fazer uma admoestação verbal em casos poucos graves, exibir cartão azul em casos graves ou cartão vermelho em casos muito graves. A exibição do cartão azul faz com que esse jogador seja inibido de jogar por um período de 2 minutos, ficando sentados em cadeiras próprias para o efeito junto à mesa oficial de jogo. O cartão vermelho retira o jogador ou outro elemento, definitivamente, do jogo. Em termos técnicos, podem marcar livre indirecto, livre directo ou penalti, consoante a gravidade e a zona da acção faltosa.

Regras do Hóquei em Patins – Acção dos Guarda-Redes

Os Guarda-Redes de Hóquei em Patins têm especificidades próprias da sua acção dentro da área de penalti que lhe confere benefícios em relação aos demais jogadores de pista. Para evitar sofrer um golo, é permitido ao guarda-redes ajoelhar-se, deitar-se ou rastejar para deter a bola com qualquer parte do seu corpo, tendo depois dessa defesa de levantar-se e apoiar-se sobre os seus patins. Ainda assim, dentro da sua área de baliza, o guarda-redes não pode agarrar ou prender a bola com a mão, deitar-se em cima da bola, prender a bola com as pernas ou caneleiras, utilizar o stick para prender a bola ou efectuar movimentos de abrir e fechar pernas para impedir que a bola seja jogada de forma intencional. Se isso acontecer, é marcado penalti contra a equipa do guarda-redes infractor.
Fora da zona de baliza, caso a bola bata nas luvas ou caneleiras do guarda-redes, de forma intencional é exibido um cartão azul ao guarda-redes, enquanto se não tiver sido intencional, os árbitros devem marcar livre indirecto. Quando o guarda-redes toca na bola com o stick sem estar apoiado exclusivamente nos patins, deve-se marcar falta técnica com respectivo livre indirecto. Caso o guarda-redes dê com o seu stick no stick ou na zona dos patins e caneleiras dos jogadores adversários e não haja lugar a queda deve ser marcada uma falta de equipa e livre indirecto. Caso o jogador adversário tenha uma queda depois de ter levado com o stick do guarda-redes, este último deve ser sancionado com cartão azul e a equipa adversária ganha um livre directo. Se o guarda-redes golpear adversários com o stick em zonas desprotegidas, deve ser mostrado cartão vermelho ao guarda-redes e a equipa adversária ganha um livre directo.

Regras do Hóquei em Patins – Acções dos Jogadores

Os jogadores de Hóquei em Patins são obrigados a utilizar o stick para transportar a bola e fazê-la circular pela pista mas só podem utilizar as partes planas do stick, já que é proibido movimentar ou rematar a bola com a parte aguda do stick. Também não pode levantar o stick acima do seu próprio ombro a não ser que vá rematar à baliza e não ponha em causa a integridade física de nenhum jogador. Se a bola subir acima de 1,5 metros, a equipa do infractor é sancionada com livre indirecto. Os jogadores podem parar a bola com os patins ou com qualquer parte do corpo, à excepção das mãos, mas nunca na área de penalti. Se entrar a bola na baliza em resultado de um ressalto em patins ou em qualquer parte do corpo pela equipa que iria beneficiar do golo, este não pode ser validado. Pelo contrário, se a bola for introduzida nas mesmas condições na própria baliza, o golo já deve ser considerado. Os árbitros podem assinalar falta técnica nas seguintes situações:

        • Quando um jogador de pista joga ou movimenta a bola com alguma parte do corpo apoiado nos patins ou estando com alguma parte do corpo no chão
        • Quando se joga a bola com a mão ou se dá um pontapé de forma intencional
        • Quando algum jogador imobiliza a bola entre os patins e a tabela ou entre a tabela e o stick
        • Quando um jogador de pista atira a bola com o stick agarrado à baliza
        • Quando um jogador estiver de posse de bola parado e de costas para o jogo num dos cantos da pista
745 Visualizações 1 Total
745 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.