De acordo com as regras definidas pela FIRS – Fédération Internationale de Roller-Sports, considera-se que uma equipa atacante incorre em jogo passivo quando esta, depois de ter iniciado um ação ofensiva, incorre em qualquer uma destas situações:
- um ou mais jogadores beneficiam duma clara situação de golo e evitam a sua concretização;
- a equipa mantém a posse da bola sem que, depois de ter decorrido um período de 45 segundos, seja efetuada qualquer tentativa reconhecível de remate à baliza do adversário.
Estão contudo previstas situações em que, a título excecional, é permitido o jogo passivo, nomeadamente: quanto esteja a ser praticado numa situação de inferioridade numérica relativamente à outra equipa; ou quando, já na fase final do jogo, se verifique uma vantagem considerável de golos marcados.
Sempre que ocorra jogo passivo, o árbitro principal deve efetuar um aviso aos jogadores da equipa infratora, dando-lhes cinco segundos para rematarem à baliza adversária. Se não for concluída a ação ofensiva com o remate nos cinco segundos seguintes, a equipa infratora deverá ser sancionada com um livre indireto.