A FIRS – Fédération Internationale de Roller Sports era o organismo regulador a nível mundial para desportos sobre patins que se fundiu com a Internacional Skateboarding Federation e formou a World Skate.
A FIRS – Fédération Internationale de Roller Sports era o principal organismo de regulação e organização das competições de desportos sobre patins a nível mundial. Por desportos sobre patins entende-se desportos que são jogados e praticados com o auxílio de patins incluindo o hóquei em patins, o hóquei em linha, a patinagem de velocidade e a patinagem artística. A FIRS – Fédération Internationale de Roller Sports ou Federação Internacional de Desportos sobre Patins foi criada em abril do ano de 1924 na comuna de Montreux, na Suíça por dois desportistas suíços: Fred Renkewitz e Otto Myer que tinham ligações, na altura, com o Comité Olímpico Internacional. No ano de 2017 a FIRS – Fédération Internationale de Roller Sports juntou-se com a ISP – International Skateboarding Federation e formou assim a World Skate.
A FIRS – Fédération Internationale de Roller Sports reunia quase cem federações nacionais incluindo os países de todos os continentes e que eram filiados com a União Internacional de Patinagem. Esta federação pretendia promover todos os desportos sobre patins e participar em provas a uma escada global e mundial. As principais responsabilidades da FIRS – Fédération Internationale de Roller Sports eram a administração e os regulamentos, a organização de competições internacionais, o desenvolvimento do movimento mundial da modalidade e a promoção do desporto.
A autoridade da FIRS – Fédération Internationale de Roller Sports era reconhecida por várias organizações entre as quais o Comité Olímpico Internacional (COI), a Associação Geral das Federações Desportivas Internacionais (GAISF), a Associação Internacional Mundial de Jogos (IWGA) e a Organização dos Desportos Pan Americanos (PASO).
Por outro lado, a FIRS – Fédération Internationale de Roller Sports reconhecia as seguintes confederações continentais: em África, Confederação Africana de Desportos sobre Patins (ACSRS), na Europa a Confederação Europeia de Desportos sobre Patins (CERS – Confédérarion Européenne de Roller Skating), na Ásia a Confederação da Ásia Desportos sobre Patins (CARS), na Oceânia a Confederação da Oceânia de Desportos sobre Patins (OCRZ) e na América a Confederação Pan Americana de Desportos sobre Patins (CPRS). Cada uma destas confederações continentais reconheciam por sua vez vários órgãos de administração das modalidades nacionais e das associações como por exemplo a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) que é a federação responsável por orientar e regulamentar as competições das modalidades de hóquei em patins, patinagem artística, patinagem de velocidade, hóquei em linha e skate, em Portugal. É ainda responsável por todas as seleções nacionais das modalidades acima indicadas quer seja masculina ou feminina. Em Hóquei em Patins, a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) organiza o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça de Portugal – Supertaça António Livramento. Bem como alguns torneios realizados regularmente na pré-época ou mesmo durante a temporada.
A FIRS – Fédération Internationale de Roller Sports, atual World Skate organiza competições a nível dos clubes e a nível das seleções nacionais de cada país tais como o Campeonato do Mundo de Clubes de Hóquei em Patins, que era uma competição organizada pelo CIRH – Comité Internacional de Hóquei em Patins que aconteceu em 2006 em Luanda, Angola e em 2008 em Reus, Espanha. Na primeira edição o vencedor foi o Roller Bassano, uma equipa italiana e na segunda edição o vencedor foi o Reus Deportiu, uma equipa espanhola. E também a Taça Intercontinental de Hóquei em Patins que se disputa entre os campeões europeus, das Américas, do continente africano, do continente asiático e da Oceânia. Começou em 1983 e o detentor atual da Taça Intercontinental de Hóquei em Patins é o Sport Lisboa e Benfica, uma equipa portuguesa que ganhou a competição em 2017. A nível de seleções a FIRS organizava o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins Feminino e o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins Sub-20.