Wolfsburg

O Wolfsburg é uma das equipas mais influentes do futebol alemão na actualidade, ganhando projecção no século XXI.

Logo Wolfsburg

Logo Wolfsburg

Fundação: 12 de Setembro de 1945.

Cidade/país: Wolfsburg, Alemanha.

Estádio: Volkswagen Arena

Cor equipamento principal: Verde e Branco.

Principal rival: Hannover 96

Epíteto: Os Lobos

História:

O Verein für Leibesübungen Wolfsburg-Fußball Gmbh, ou simplesmente Wolfsburg teve a sua génese no BSG Volkswagenwerk Stadt des KdF-Wagen, clube fundado pelos trabalhadores da construtora alemã Volkswagen no decorrer da Segunda Guerra Mundial, a ligação entre o clube a marca de automóveis é simbiótica.

Após a invasão aliada da Baixa Saxónia na Segunda Guerra, as competições desportivas são suspensas e vários clubes encerram como o clube dos trabalhadores da Volkswagen, pela mão do técnico Bernd Elberskirch, o clube é refundado a 12 de Setembro de 1945 como VSK Wolfsbur, sempre associado com a marca automóvel.

Com a refundação são introduzidas as cores do clube, Bernd doa dez camisolas verdes ao clube, e a partir de lençóis é cozida parte dos equipamentos do Wolfsburg pelas mulheres dos trabalhadores da fábrica, jogadores e adeptos do clube.

Poucos meses depois o clube passa por dificuldades financeiras, inerentes ao pós-guerra na Alemanha em ruínas. Juntando à questão financeira, apenas um jogador mantém-se no clube, Josef Meyer, os restantes passaram a incorporar o recém-criado FC Wolfsburg, Josef juntamente com Willi Hilbert reestruturaram o clube e contrataram novos jogadores, foi nesta fase que o nome do clube foi alterado pela última vez para a designação actual.

Os primeiros anos do clube são passados a disputar divisões inferiores das competições regionais. Com a criação da Bundesliga na década de sessenta passou a disputar a terceira divisão zona norte, onde manteve-se até os inícios da década de noventa.

Os anos noventa trariam ventos de mudança e crescimento para o clube, em 1992 conseguiu disputar pela primeira vez a segunda divisão alemã. Na temporada de 1994-95 surpreendeu o mundo do futebol germânico ao atingir a final da Taça da Alemanha, embora fosse derrotado nesse jogo pelo Borussia Mönchengladbach por 3 a 0, mas era uma demonstração que o futuro poderia ser risonho.

Em 1997 ao ficarem em segundo lugar na segunda divisão alemã, conseguem a primeira promoção à Bundesliga. Na época de 1998-99 consegue a qualificação para a Taça UEFA, terminando na quarta posição do campeonato.

Gradualmente foi cimentando a sua posição na Bundesliga, com a orientação de Felix Magath e jogadores como Dzeko ou Grafite, consegue conquistar a Bundesliga ao derrotar o Werder Bremen na última jornada da temporada de 2008-09, com mais dois pontos que o segundo classificado Bayern de Munique.

Nos anos após a vitória épica no campeonato, conquista a Taça da Alemanha na época de 2014-15, batendo na final o Borussia de Dortmund por 3 a 1. As boas prestações no campeonato alemão têm permitido ao Wolfsburg disputar as competições europeias, como a Liga Europa e Liga dos Campeões.

Títulos:

  • Vencedor Taça da Alemanha por uma vez: 2014-15
  • Vencedor Campeonato Alemão por uma vez: 2008-09
  • Vencedor Supertaça da Alemanha por uma vez: 2015
544 Visualizações 1 Total

References:

http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=106

544 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.