Portuguesa(Associação Portuguesa dos Desportos) |
|
Dados Gerais
Títulos e Prémios
|
História:
A Associação Portuguesa de Desportos conhecida simplesmente como Portuguesa, foi fundada a 14 de Agosto de 1920 a partir da fusão de cinco organizações desportivas da comunidade portuguesa residente em São Paulo, Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense.
Pela rejeição do pedido de filiação feito à Associação Paulista de Esportes Atléticos fundiu-se a com a Associação Atlética Mackenzie College. Esta fusão permitiu ao clube, competir nas diversas modalidades praticadas oficialmente em São Paulo, com a denominação de Portuguesa-Mackenzie. A união entre os dois clubes manter-se-ia até 1922, ano em que a Lusa segue definitivamente o seu próprio caminho.
Os primeiros grandes sucessos do clube sugiram nos anos trinta, com a conquista dos campeonatos paulistas de 1935 e 1936. A década de cinquenta trouxe vitórias em 1952 e 1955 no Torneio Rio-São Paulo, prova disputada entre as equipas do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro, batendo respectivamente Vasco da Gama e Palmeiras na final.
Manteve-se nos anos seguintes como uma das equipas mais competitivas no Estado de São Paulo, reconquistando o título e taça Paulista em 1973. Embora tenha conseguido diversos resultados de destaque, nunca conseguiu verdadeiramente materializa-los em troféus conquistados.
Em 1996 sagrou-se vice-campeã do Brasil, ao empatar com o Grémio de Porto Alegre nos dois jogos da final, não reteve o título brasileiro pelo critério de desempate, definir a atribuição do troféu ao melhor classificado na fase regular do campeonato.
A viragem para o século XXI trouxe a enorme fragilização financeira e desportiva do clube, fruto da má administração e despromoção ao segundo escalão do futebol brasileiro em 2002 e Paulista em 2006.
Embora tenha conquistado o título do segundo escalão do futebol brasileiro em 2011 e Paulista em 2013, os maus resultados dentro do campo e decisões administrativas, ditaram nova despromoção no campeonato brasileiro em 2013, atirando a Portuguesa para o ponto mais baixo do seu historial, fruto das sucessivas despromoções até o quarto escalão do futebol brasileiro e segundo do Paulista.
A Lusa tem um longo caminho pela frente na recuperação da capacidade competitiva e prestigio perdido, provocando sentimentos ambíguos de esperança e desalento, no quase um milhão de adeptos brasileiros do clube.
Títulos:
- Vencedor Campeonato Brasileiro da Série B por uma vez: 2011
- Vencedor Campeonato Paulista por três vezes: 1935, 1936 e 1973
- Vencedor Campeonato Paulista de Segunda Divisão: 2007 e 2013.
- Vencedor Torneio Rio-São Paulo por duas vezes: 1952 e 1955
- Vencedor Taça Estado de São Paulo por uma vez: 1973.
- Vencedor Taça Governador de São Paulo por uma vez: 1976
- Vencedor Campeonato do Mundo de Clubes: 2000 e 2012.
- Vencedor Torneio Inicio por três vezes: 1935, 1947 e 1996
References:
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=2252
http://portuguesa.com.br/