Portimonense Sporting Clube

Apresentação do Portimonense Sporting Clube, um clube de futebol português que joga atualmente na 1ª liga de futebol

O Portimonense Sporting Clube é um clube de futebol português, algarvio, com sede na cidade de Portimão, na zona Sul de Portugal e que joga atualmente na Primeira Liga Portuguesa, a Liga NOS.

portimonense sporting clube

O Portimonense Sporting Clube é um clube de futebol português que tem sede na cidade de Portimão, uma cidade algarvia, que se situa na região Sul de Portugal Continental e que joga atualmente na Primeira Liga Portuguesa, a Liga NOS (por razões de patrocínio da competição). O Portimonense Sporting Clube foi fundado no dia 14 do mês de agosto do ano de 1914, na cidade de Portimão e tem, desde essa época que tem a alcunha de «Alvinegros». A mascote do clube é a águia de Bonelli e o presidente atual do clube é Fernando Rocha e o treinador é o português Victor Oliveira, de 64 anos.

Em 1913, ano de formação do clube, pode-se dizer que o futebol chegou à região do Algarve através de um portimonense que estudava em Inglaterra e que, ao regressar ao seu país, trouxe uma bola e introduziu assim o gosto pelo futebol. Os primeiros jogos foram realizados onde é atualmente a Praça Manuel Teixeira Gomes e a atual sede do Portimonense Sporting Clube. O clube surgiu pela iniciativa de um grupo de amigos e logo aí ficou decidido que o equipamento seria composto por camisola às riscas verticais pretas e brancas com colarinho e punhos pretos, calções brancos e meias pretas com canhão preto e branco. É o equipamento que a equipa mantém até aos dias de hoje.

Um dos marcos mais importantes do clube foi na altura em que o Portimonense Sporting Clube esteve a um passo se subir à 1ª liga (1ª divisão do campeonato português), ao perder a final com a Associação Académica de Coimbra no Estádio de Alvalade, em Lisboa, por duas bolas a uma, quando decorria a época do ano de 1977. Na década de 80 subiu à primeira divisão e chegou mesmo a atingir o quinto lugar da tabela classificativa que lhe valeu um apuramento para a Taça UEFA, onde se ficou pela primeira ronda.

Em 2001 o clube atingiu alguma estabilidade e voltou a subir à Primeira Liga, entre altos e baixos, subidas e descidas, em 2010, voltou a subir de divisão, no entanto a passagem pela 1ª Liga não foi bem-sucedida e foi remetido para a Segunda Liga / Segunda Divisão. Na época de 2012-2013, ainda sem saber se iria disputar a Segunda Liga ou a II Divisão B, o Portimonense Sporting Clube regressa aos treinos e surpreendentemente acaba por alcançar o sexto lugar numa competição com vinte e duas equipas e na época seguinte, nos anos de 2013-2014 os objetivos do clube eram garantir a manutenção o mais rápido possível e tentar a subida de divisão, o que aconteceu na época do ano de 2016 e 2017, regressando assim à Primeira Liga.

Na época atual, a época dos anos de 2017/2018 o Portimonense Sporting Clube conta com os guarda-redes portugueses Carlos Henriques, de 24 anos e Ricardo Ferreira de 28 anos assim como o brasileiro Leonardo Navacchio de 25 anos. Os defesas do clube são os brasileiros Lucas Possignolo de 23 anos, Jadson de 26 anos, Felipe Macedo de 23 anos, os portugueses Rúben Fernandes de 31 anos e Ricardo Pessoa de 35 anos e os jogadores Emma Hackman e Lumor Agbenyenu de 22 e 21 anos respetivamente, de nacionalidade ganesa. Os médios são Fede Varela, de 21 anos e origem argentina, Theo Ryuki, 22 anos, do Japão, o espanhol Oriol Rosell de 25 anos, os portugueses Bruno Reis de 18 anos, Pedro Sá de 24 anos e os brasileiros Marcel Pereira de 25 anos, Dener Clemente também com 25 anos, Ewerton Pereira com a mesma idade e Marcel Pereira também com 25 anos. Os avançados do clube são os portugueses Pires, de 36 anos, Wilson Manafá de 23 anos e Rui Costa de 21 anos, o Japonês Nakajima de 23 anos e os brasileiros Wederson Galeno, de 20 anos, Bruno Tabata de também 20 anos, Wellington Carvalho de 25 anos e Fabrício de 27 anos.

Estádio do Portimonense Sporting Clube

portimonense sporting clube 1

O estádio do Portimonense Sporting Clube é atualmente denominado por Estádio Municipal de Portimão, no entanto foi durante muitos anos chamado por Estádio do Portimonense Sporting Clube. É um estádio situado na cidade de Portimão e que foi erguido no ano de 1937 para satisfazer as necessidades do clube da terra. Em 2007 a Câmara Municipal de Portimão adquiriu a posse dos terrenos do estádio e este começou a chamar-se Estádio Municipal de Portimão. Nessa altura o estádio sofreu alguns melhoramentos a fim das exigências necessárias para a equipa jogar nas competições profissionais da Liga. Em 2010 voltaram a ser feitas novas obras no estádio e alguns melhoramentos e atualmente recebe jogos da Primeira Liga de Portugal. Em 2017, ano em que o clube subiu à 1ª divisão, foram necessários melhoramentos tais como a substituição do relvado que até então não tinha as devidas condições. Trocaram-se os sistemas de rega e a drenagem existente. A obra ficou a cargo da empresa que cuida dos relvados e equipamentos desportivos do Estádio do Dragão, do Estádio da Luz, Alvalade e Braga, por exemplo.

Palmarés do Portimonense Sporting Clube

7 Presenças na Taça da Liga (Taça CTT) (melhor classificação foi meia final em 2015/16 contra o Marítimo)

1 Presença na Taça UEFA (melhor classificação em 1984/85

60 Presenças na Taça de Portugal (melhor classificação foram as meias finais)

15 Presenças na 1ª Liga (melhor classificação foi o 5º lugar em 1984/85)

370 Visualizações 1 Total
370 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.