Apresentação do Mundial de 1934 em Futebol
O Campeonato do Mundo de Seleções de 1934 foi o segundo Mundial de Futebol organizado pela FIFA. O torneio foi organizado pela Itália e decorreu entre 27 de Maio e 10 de Junho de 1934. Ao contrário do que tinha acontecido na edição de 1930, neste Mundial as seleções tiveram que passar por uma fase de qualificação, algo que deu o mote para o que o viria a tornar-se regra nos anos seguintes. Participaram nas eliminatórias 32 seleções e apenas metade destas acabaram por participar no torneio definitivo. O detentor da troféu, o Uruguai, não participou em protesto pela recusa de várias seleções europeias terem se recusado a viajar para a América do Sul para participar no Mundial de 1930 que o Uruguai tinha sediado. Outras ausências notáveis foram das seleções do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda), que se recusaram também a participar por divergências com a FIFA.
Para escolher a seleção anfitriã existiu um longo processo burocrático, tendo o comité executivo da FIFA reunido por oito vezes até escolher a Itália como país organizador numa reunião que decorreu em 9 de Outubro de 1932 na cidade de Estocolmo. Na escolha de Itália (em detrimento da Suécia) pesou o facto do governo italiano ter atribuído um orçamento de 3,5 milhões de liras para o vencedor do torneio. O dinheiro acabaria por ficar em casa porque a Itália acabaria por se sagrar campeã mundial.
Apesar de ser a sede, a Itália também teve que se classificar, tendo sido esta a primeira e a única vez em que o país organizador não se qualificou de forma automática. As eliminatórias foram arranjadas com base geográfica, o que posteriormente daria o mote para o que aconteceria nas edições seguintes. Visto que o Chile e o Peru desistiram, a Argentina e o Brasil qualificaram-se sem jogarem nenhum jogo.
As dezasseis vagas foram atribuídas a doze equipas europeias, três equipas americanas, e uma asiática ou africana (que incluía a Turquia). A terceira vaga atribuída às equipas americanas, foi decidida apenas três dias antes do início do torneio, num jogo que aconteceu em Roma, entre os Estados Unidos da América e o México, jogo, que a equipa norte americana venceu. O Egipto foi o representante africano, seleção que apenas em 1990 voltaria a estar presente num certame deste tipo, apesar de ser a equipa africana que mais campeonatos africanos venceu.
Cidades e Estádios onde decorreu o Campeonato
Foram escolhidas 8 cidades para acolher os jogos. As cidades escolhidas foram: Bolonha (O Stadio Littoriale, com capacidade para 38.279 espetadores), Florença (O Stadio Giovanni Berta, com capacidade para 47.290 espetadores), Génova (O Stadio Luigi Ferraris, com capacidade para 36.703 espetadores), Milão (O Stadio San Siro, com capacidade para 55.000 espetadores), Nápoles (O Stadio Giorgio Ascarelli, com capacidade para 40.000 espetadores), Roma (o Estádio Nacional do PNF, com capacidade para 47.300 espetadores), Trieste (Stadio Littorio, com capacidade para 8.000 espetadores) e Turim (O Stadio Benito Mussolini, com capacidade para 28.140 espetadores).
História do Torneio
Neste torneio os jogos foram todos por eliminatórias. Se os jogos empatassem haveria um prolongamento de 30 minutos, findo o qual, se o empate permanecesse, o jogo seria refeito no dia seguinte. As oito equipas consideradas como cabeças de série foram mantidas separadas – eram elas a Argentina, o Brasil, a Alemanha, a Itália, os Países Baixos, a Áustria, a Checoslováquia e a Hungria).
Todos os primeiros jogos da primeira ronda foram jogados ao mesmo tempo. A Itália, venceu os Estados Unidos por sete bolas a uma, e onde a figura da partida, segundo o The New York Times, foi o Guarda redes Julius Hjulian. A Argentina, que devido a disputas internas, não convocou nenhum dos jogadores finalistas quatro anos antes, chegou a estar por duas vezes à frente do marcador no jogo com a Suécia, que decorreu em Bolonha, mas acabaria por perder por três bolas a duas. O Brasil, foi eliminado pela Espanha, após ser derrotado por 3 bolas a uma. Estavam assim fora, logo na primeira eliminatória todos os participantes americanos.
O primeiro jogo que teve que ser feito pela segunda vez, foi nos quartos de final quando a Itália e a Espanha empataram a uma bola, após prolongamento. Foi um jogo muito duro, com baixas importantes. A lesão do guarda redes Ricardo Zamora no primeiro jogo impediu-o de jogar no dia seguinte, enquanto do outro lado, Mario Pizziolo iria fraturar uma perna, por jogada dura dos espanhóis. No segundo jogo, a Itália venceu naquilo que pareceu uma batalha campal onde três jogadores espanhóis tiveram que deixar o campo lesionados.
Nas meias finais a Itália venceria a Áustria e marcaria lugar na final com a Checoslováquia que passou contra a Alemanha.
A final entre a Itália e a Checoslováquia foi disputada no Estádio Nacional do Partido Nacional Fascista. Aos 80 minutos, a Itália perdia por uma bola a zero, mas consegue o empate já perto do apito final. Depois, no prolongamento os italianos deram a volta ao marcador e sagraram-se campeões do Mundo pela primeira vez.
Curiosidades do Torneio
O torneio foi visto pelo ditador Benito Mussolini como uma maneira de promover o fascismo, visto que teve vários adeptos em especial do centro da Europa.
Giuseppe Meazza, avançado italiano, foi considerado como o melhor jogador do torneio, mas o melhor marcado foi o avançado da Chocoslováquia Oldrich Nejedly.