Mundial 1930 em Futebol

Apresentação do Mundial de 1930: História do Mundial; Seleções Nacionais participantes; Estádios do Mundial; Resultados dos Jogos; Curiosidades do Mundial…

Apresentação do Mundial de 1930 em Futebol

O Mundial de 1930 foi a primeira edição do Campeonato Mundial de Futebol de Seleções. Participaram no evento 13 seleções nacionais e decorreu no Uruguai entre 13 e 30 de Julho de 1930. Todos osMundial 1930 jogos foram disputados na cidade de Montevideu, sendo o Estádio Centenário em Montevideu, construído especificamente para sede dos jogos do torneio, o palco maior do Mundial. A sede do Mundial foi escolhida pela FIFA numa conferência em Barcelona em 18 de Maio de 1929 por dois motivos: Por um lado vinha de dois títulos olímpicos, e, por outro, porque celebrava o aniversário da sua independência.

Não houve eliminatórias para apurar equipas para o mundial, e não existiu muito interesse da parte de nações europeias de viajar até o Uruguai pois os custos e a duração da viagem, eram muito elevados. Por isso, dos 13 clubes participantes, sete eram da América do Sul, duas da América do Norte e apenas quatro eram da Europa. Além disso, um problema entre ‘cariocas’ e ‘paulistas’ brasileiros impediu que o Brasil se apresentasse na máxima força.

Quando em 1928, a FIFA anunciou planos para criar um torneio de futebol independente, vários países inscreveram-se para acolher o torneio, tendo sido o Uruguai a nação escolhida. Os clubes deviam inscrever-se até 28 de Fevereiro de 1930, e estava aberta a participação a qualquer Seleção Nacional. A maioria das equipas americanas inscreveram-se dentro do prazo estabelecido, sendo elas o Brasil, a Argentina, o Peru, o Paraguai, o Chile, a Bolívia, os Estados Unidos da América e o México. No entanto, nenhuma equipa europeia se inscreveu-se até à data limite pelo que a Associação Uruguaia de Futebol chegou a mandar uma carta convite à Football Association (FA – Entidade que controla o Futebol em Inglaterra), mas o convite foi declinado. Até dois meses antes do início do torneio, nenhuma seleção europeia tinha feito a inscrição, o que levou o presidente da FIFA, Jules Rimet, a intervir e junto com o governo do Uruguai prometeram custear as despesas de viagem de qualquer equipa da Europa. Então, quatro equipas da Europa acederam ao convite – foram elas a Bélgica, a França, a Roménia e a Jugoslávia. Todos viajaram de barco, incluindo Jules Rimet, a taça, três árbitros europeus.

Estádios do Mundial

Todas as partidas foram disputadas na capital Montevideu e foram usados três estádios: O Estádio Centenário – Foi o principal Estádio Centenárioestádio do Mundial, e o presidente Jules Rimet apelidou-o de “O Templo do Futebol“. Tinha capacidade para 90.000 pessoas, e abrigou dez das dezoito partidas do mundial, incluindo as semifinais e a final. Os restantes jogos foram jogadores em pequenos estádios que eram com frequência usados pelos clubes de futebol em Montevideu: o Estádio Parque Central, com uma capacidade de 20.000 pessoas e o Estádio Pocitos, com capacidade para 1000 pessoas.

As treze equipas estavam divididas em quatro grupos. Não houve sorteio para estes grupos, mas os mesmos foram determinados pela FIFA. Visto que não houve eliminatórias, os dois jogos de abertura foram os primeiros da história dos Mundiais e foram realizados simultaneamente em 13 de Julho. A França venceu o México por 4-1, no Estádio Pócitos, e os Estados Unidos da América venceram a Bélgica por três bolas a zero no Estádio Parque Central. O autor do Primeiro golo da história em Campeonatos do Mundo foi um francês, sendo o seu nome Lucien Laurent.

Grupos e Jogos Disputados

Para disputar o torneio foram criados quatro grupos, sendo que o vencedor de cada grupo disputaria depois uma semifinal. A final seria disputada pelos vencedores de cada semifinal.

Grupo I

O único que tinha quatro equipas: Argentina, Chile, França e México. Na dia 15 de Julho os franceses jogaram contra os argentinos. O único tento da partida foi marcado pelo argentino Luis Monti, na marcação de um livre. o árbitro brasileiro Gilberto de Almeida Rego criou uma controvérsia ao apitar para o término da partida seis minutos antes do tempo regulamentar, mas os protestos dos franceses levaram a que o jogo continuasse até ao fim do tempo regulamentar. O segundo jogo dos Argentinos, contra o México resultou no primeiro penalti da história dos Mundiais. Durante esta partida foram marcados 5 penaltis. Quem arbitrou esta partida foi o treinador da Bolívia Ulises Saucedo. Guillermo Stábile marcou um hat-trick na sua estreia internacional, e o jogo terminou com a vitória dos argentinos por 6 bolas a 3. Na última jornada do grupo, decidiu-se a classificação, quando a Argentina venceu o Chile por 3-1 e classificou-se para a fase final.

Grupo II

O grupo do Brasil, Bolívia e Jugoslávia. Formada quase exclusivamente por jogadores cariocas, mas ainda assim a equipa brasileira era a favorita. No entanto, perdeu com a Jugoslávia por 2 bolas a 1. Seguidamente, venceu a Bolívia por 4 bolas a 0. A Jugoslávia conseguiu uma vitória frente à Bolívia também por 4 bolas a 0. Curioso que no jogo entre a Bolívia e o Brasil, as equipas jogaram com equipamentos iguais, durante metade do jogo, após o que a Bolívia decidiu trocar de equipamentos. Com estes resultados foi a Jugoslávia que se classificou para a semifinal.

Grupo III

Este grupo era constituído pelos anfitriões Uruguai, o Peru e a Roménia. No jogo de abertura do grupo, aconteceu a primeira expulsão da história dos mundiais quando o peruano Plácido Galindo foi expulso no jogo com a Roménia. Esta vantagem permitiu que a Roménia vencesse por 3 bolas a 1 (2 golos da Roménia foram marcados após a expulsão). Devido a atrasos na construção do Estádio Centenário, o primeiro jogo do Uruguai, aconteceu apenas cinco dias após o início do torneio. Este jogo contra o Perú resultou numa vitória por 1 bola a 0, a favor dos uruguaios. Depois os ‘celestes’ venceriam a Roménia por quatro bolas a zero, passando assim à fase seguinte.

Grupo IV

Os Estados Unidos dominaram este grupo, que incluía também a Bélgica e o Paraguai. Primeiro venceram os belgas por 3-0. A segunda vitória dos Estados Unidos foi frente ao Paraguai. Foi neste jogo que aconteceu o primeiro hat-trick da história dos Mundiais. Bert Patenaude marcou 3 golos. Assim os Estados Unidos passaram de grupo.

Meias Finais

Na primeira meia final, um golo de Minto do meio campo, ainda na primeira parte, deu à Argentina a liderança contra os Estados Unidos ao intervalo. Na segunda parte, o resultado avolumou-se com uma vitória da Argentina por seis bolas a uma.

Na outra meia final, defrontaram-se Uruguai e Jugoslávia. E a Jugoslávia saiu à frente com Sekulic a marcar um golo. Mas o Uruguai conseguiu dar a volta ao resultado ainda na primeira parte. Na segunda parte, ainda marcariam mais 4 golos.

Final 

A final, disputada a 30 de Julho no Estádio Centenário, marcou o reencontro entre os finalistas dos Jogos Olímpicos de 1928. Os portões do estádio abriram às oito da manhã, seis horas antes do pontapé inicial. Ao meio dia o estádio estava com a lotação completa – oficialmente estavam 93.000 pessoas no estádio. O jogo terminou com um 4 a 2 para os uruguaios, que estavam a perder por 2 bolas a uma ao intervalo. O dia a seguir ao jogo foi decretado como feriado nacional no Uruguai. Em Buenos Aires, capital argentina, arruaceiros lançaram pedras à embaixada do país.

Curiosidades do Mundial

Na final, antes da partida iniciar, houve uma discordância em relação à bola a ser usada, e a FIFA teve que interferir, e decretou que a bola argentina seria usada na primeira parte e a uruguaia na segunda.

Guillermo Stábile (que acabou por ser o melhor marcador do torneio) jogou contra o México porque o avançado Manuel Ferreyra não pode jogar, visto que tinha um exame da faculdade à mesma hora.

O Avançado do Uruguai Castro não tinha a mão direita, recebendo o apelido de “El Manco”. Marcou dois golos:  contra o Peru, o primeiro golo no Estádio Centenário, e na final, o último da partida.

O capitão francês, Villaplane, foi posteriormente acusado de colaborar com a Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial e foi fuzilado em 1945.

1465 Visualizações 1 Total
1465 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.