Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Michael Ballack nasceu a 26 de Setembro de 1976 na Alemanha, na cidade de Gorlitz, foi um jogador de futebol que actuava como médio-ofensivo, é considerado como um dos melhores jogadores alemães de sempre.
Nasceu em Gorlitz mas ainda em criança mudou-se com os pais para a cidade de Chemnitz, onde viria a dar início a uma carreira no futebol. Foi nos escalões de formação do Chemnitz FC, na altura, chamado FC Karl-Marx Stadt, que começou a jogar, fez no clube toda a formação e estreou-se como sénior aos 19 anos na segunda liga alemã. A ligação de Ballack com o clube durou até 1997, quando o Kaiserslauten, recém-promovido à Bundesliga convenceu o jogar a mudar-se, acenando-lhe com a possibilidade de jogar ao mais alto nível alemão.
A primeira época no novo clube, revelou-se difícil individualmente, o nível competitivo era superior ao que o jogador se havia habituado e a tenra idade, levaram a que Ballack participasse em menos de metade dos jogos da temporada, sagrando-se no entanto campeão alemão logo na época de estreia no escalão mais alto do futebol germânico, na segunda época no Kaiserslauten fez uma temporada também muito elogiada, não revalidou o título de campeão mas chegou aos quartos de final da liga dos campeões, Ballack foi um dos esteios da equipa com quase 40 jogos disputados. A boa temporada do jogador levou o Bayer Leverkusen a desembolsar 4 milhões de euros para contar com ele na sua equipa.
O início deste século marca uma das melhores fases da história do Bayer Leverkusen e, com Ballack como uma das figuras da história do clube. Apesar de não terem alcançado títulos, o sucesso esteve perto, com a disputa pelo campeonato até às últimas jornadas e na temporada 2001/02, a final da liga dos campeões perdida por 2-1 frente ao Real Madrid. Esta caminhada até à final da prova milionária, aliada a grandes prestações no campeonato alemão levaram Ballack a ser eleito o futebolista alemão do ano. A temporada 2001/02 culminou com a transferência do jogador para o Bayern Munique por 13 milhões de euros.
Em Munique, manteve-se indiscutível no 11 inicial e afirmou-se como um dos melhores do mundo, às boas exibições, juntou agora títulos constantes. Esteve quatro épocas ao serviço do gigante alemão, onde conquistou o título de campeão alemão em três ocasiões, uma taça e três supertaças alemãs. Chegou a ser um dos capitães de equipa e numa altura em que era considerado o melhor jogador alemão da época, o Bayern tentou renovar contrato com o jogador, no entanto, este recusou, acabando por abandonar o clube em 2007, rumando ao Chelsea a custo zero.
Ballack assinou um contrato de quatro épocas com os londrinos, contrato que viria a cumprir até ao fim, a sua estadia no campeonato inglês, apesar de positiva, não se revelou tão produtiva quanto aquilo que havia feito no campeonato alemão, fez sempre mais de 30 jogos por época no clube, onde venceu tudo o que havia para vencer em Inglaterra, com uma Premier League, três FA cup, uma Community Shield e ainda uma taça da liga inglesa. O contrato que o ligava ao Chelsea terminou e, aos 33 anos regressou ao clube que o potenciou para o mundo do futebol, o Bayer Leverkusen, onde viria a realizar duas épocas, pelo meio teve uma lesão que o manteve afastados dos relvados durante alguns meses e fez com que não participasse em tantos jogos quanto estava habituado. Retirou-se dos relvados aos 35 anos, aquele que é considerado por muitos como melhor jogador alemão do século XXI.
A carreira de Ballack ao serviço da selecção alemã também é digna da excelente carreira do jogador, retirou-se da selecção em 2010, quando era o capitão de equipa, fez 98 jogos, apontando 42 golos, números que fazem dele o oitavo melhor marcado de sempre dos germânicos.