KAA Gent

O KAA Gent é uma das equipas mais influentes do futebol belga na actualidade.

Logo KAA Gent

Logo KAA Gent

Fundação: 1900

Cidade/país: Gent, Bélgica.

Estádio: Ghelamco Arena.

Cor equipamento principal: Azul e Branco

Principais rivais: Anderlecht, Club Brugge e Sint-Truidense VV

Epíteto: Os Búfalos.

História:

O Koninklijke Atletiek Associatie Gent ou simplesmente Gent em português, sediado na cidade belga com o mesmo nome, foi fundado inicialmente como Association Athlétique La Gantoise, para a prática da ginástica, gradualmente o clube alargou a estrutura à prática de outras modalidades, o futebol foi introduzido em 1900 por um grupo de estudantes do Colégio Melle.

O primeiro jogo disputado pelo KAA Gent foi a 15 de Novembro de 1900 contra o Omnium Sporting Club, o resultado deste encontro perdeu-se na História. Na época o clube mais forte da cidade e rival do KAA Gent era o Racing Club Gantois, face ao desfasamento competitivo entre estas duas equipas na época, o Gent saiu derrotado por uns expressivos 10 a 0 no primeiro jogo disputado entre ambas, em Janeiro de 1901.

A alcunha de Os Búfalos nasceu em 1906, quando o lendário Buffalo Bill, juntamente com o seu circo Buffalo Bill Wild West Show chegou à cidade de Gent e encantou os jogadores do clube com o seu espectáculo a cavalo entre Cowboys e Índios a pontapear bolas gigantes. A partir desse momento passaram a denominar-se Búfalos, tal a forma como o espectáculo os havia impressionado.

Os primeiros anos do clube foram passados a disputar a segunda divisão belga. Na temporada de 1913-14 participa pela primeira vez no principal escalão do futebol belga. Em 1914 é atribuído pela monarquia belga o título Real, passando a designar-se Association Royale Athlétique La Gantoise.

A história do clube a partir do fim da Primeira Guerra Mundial, período entre guerras e pós Segunda Guerra Mundial, fica marcada pela profundada instabilidade desportiva com constantes subidas e descidas de divisão. Seria apenas na década de cinquenta que o KAA Gente iria estabelecer-se como clube de primeira divisão, Nesta década conquista inclusivamente lugares no topo da classificação do campeonato belga.

O primeiro troféu do clube surgiria na época de 1963-64 com a conquista da Taça após derrotar na final o KFC Diest por 4-2 no prolongamento. Após alguns anos no primeiro escalão volta a descer à segunda divisão no final dos anos setenta. Neste período abraça a sua herança flamenga, abandonando definitivamente o nome francês e adquirindo a denominação flamenga actual de KAA Gent. Em 1974 o clube cairia inclusivamente para a terceira divisão.

A década de oitenta marcaria o regresso do clube à elite do futebol belga e da conquista de títulos, com nova vitória na Taça da Bélgica em 1984 frente ao Standard de Liège por 2 a 0.

Gradualmente o clube foi conquistando lugares no topo na tabela e consequentemente participações nas competições da UEFA que garantiram-lhe experiência competitiva fundamental para o maior sucesso do clube, a conquista do título belga em 2015.

Títulos:

  • Campeão belga por uma vez: 2014-15
  • Vencedor Taça da Bélgica por três vezes: 1963-1964, 1983-1984 e 2009-2010.
  • Vencedor Supertaça da Bélgica por uma vez: 2015
867 Visualizações 1 Total

References:

http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=45

867 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.