João Rocha

Nome João António Dos Anjos Rocha
Nascimento 9 de Julho de 1930
Naturalidade Setúbal
Ocupação Empresário e Presidente do Sporting Clube de Portugal
Morte  8 de Março de 2013, 82 anos de Idade
Presidência no Sporting 7 de Setembro de 1973-3 Outubro 1986 (13 anos)

João António dos Anjos Rocha foi um Presidente do Sporting Clube de Portugal que nasceu a 9 de Julho

João Rocha

de 1930, na cidade de Setúbal. É comum ouvir entre a vox populi leonina que João Rocha foi o melhor presidente do Sporting Clube de Portugal. Ele chegou à presidência do Sporting em 7 de Setembro de 1973, quando tinha 43 anos. Nessa altura, pouco se sabia da vida de João Rocha. Era um empresário, com um nome desconhecido no mundo do futebol, e apenas se sabia que algum tempo antes ele tinha tentado se candidatar à presidência do clube da sua terra, o Vitória local, conhecido como Vitória de Setúbal. Foi o presidente com o consulado mais longo ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Durante o mesmo o Sporting Clube de Portugal venceu no Futebol três Campeonatos Nacionais, três taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

Chegou ao Sporting Clube de Portugal numa altura de crise diretiva, visto que o presidente recentemente eleito Valadão Chagas, ter sido designado para o Governo e o seu substituto, o vice Manuel Nazareth afirmou que não queria ser presidente do Sporting visto que lhe faltava capacidade e tempo para o desempenho do cargo.

O projeto de João Rocha visava a criação do primeiro clube-empresa, algo que os sócios aprovaram em Novembro de 1973, com a aprovação da “Sociedade de Construções e Planeamento”. Em Março de 1974, o Governo autorizou a Sociedade a emitir 2.5 Milhões de acções de valor nominal de 100 escudos cada. Contudo, a revolução de Abril que ocorreria logo em seguida deitaria abaixo este empreendimento. Não foi no entanto, suficiente para acabar com o entusiasmo deste presidente que se entregou totalmente ao clube durante o período em que foi o presidente do Sporting.

O Sporting, regra geral era dominado por membros da elite, e sempre com ligações ao governo, mas a sua presença como presidente durante a conturbada época da queda do governo e libertação da tirania, fez com que o clube passasse por esta fase de modo relativamente tranquilo. Foi inclusive nessa época que o clube fez a dobradinha, por ganhar Campeonato e Taça, e também foi à meia final da Taça das Taças.

João Rocha sempre foi um presidente presente e que acompanhava atletas e treinadores de modo muito pessoal, dedicando-se em especial ao futebol, desporto que tem maior pegada no panorama desportivo do Sporting e de Portugal. Contudo, Rocha não esqueceu as outras modalidades, e também se dedicou a elas por dinamizá-las. Este foi um período rico na história do Clube, onde o Sporitng Clube de Portugal venceu mais de 1200 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal, 8 Taças dos Campeões Europeus de Corta Mato, uma Taça de Campeões Europeus de Hóquei em Patins, além de uma Taça CERS e duas Taças das Taças nesta modalidade. Neste período, o Sporting chegou a ter sob a sua égide 1500 atletas em 22 modalidades.

Foi durante o período de João Rocha como Presidente que Carlos Lopes e Armando Marques tornaram-

João Rocha

se os primeiros atletas olímpicos do Sporting Medalhados. Carlos Lopes chegou inclusive a vencer duas Medalhas, de prata primeiro em Montreal e depois o ouro Olímpico em Los Angeles. No ciclismo, Marco Chagas e Joaquim Agostinho deram cartas, e o Andebol e o Basquetebol também viveram momentos brilhantes.

Para a história de João Rocha, ficaram também algumas obras realizadas durante a sua presidência, tais como o fecho das bancadas do Estádio José de Alvalade, a construção da Pista de Tartan e dos Pavilhões, o aproveitamento das naves, as novas torres de iluminação do Estádio, as salas de bingo e de convívio Joaquim Agostinho. Além disso, o número de sócios quando João Rocha foi eleito era de cerca de 40 mil, e no final do seu mandato passou para 106 mil, revelando que João Rocha dava especial importância aos mesmos.

Importante, também nas relações internacionais, visto que o Sporting Clube de Portugal, foi o primeiro Clube a visitar a China, e o primeiro a ir a Angola após a sua independência.

Apesar de toda esta obra notável realizada por João Rocha, nem sempre as coisas lhe correram bem, em especial no futebol, visto que protagonizou várias “guerras” com o líder do Porto, o recém-eleito Jorge Nuno Pinto da Costa, que custaram ao Sporting a perda de alguma influência no futebol português, e desgastaram muito o seu Presidente.

Anunciou que abandonaria o Sporting na véspera das comemorações do 80º aniversário do Sporting Clube de Portugal, por motivos de saúde, que deixou em 3 de Outubro de 1986.

Em assembleia geral de sócios do clube realizada em setembro de 2012, foi aprovada, por unanimidade e aclamação, a atribuição do nome de João Rocha ao futuro pavilhão do clube. Acabaria por falecer por causa natural, poucos meses depois, ainda sem ver a obra pronta.

2768 Visualizações 2 Total
2768 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.