Hooliganismo

O termo Hooliganismo define actualmente o tipo de comportamento violento associado ao desporto, essencialmente ao futebol.

O Hooliganismo é associado a um tipo de comportamento violento, que pode ou não estar relacionado com o consumo de drogas ou bebidas alcoólicas. São várias as perspectivas sobre a origem da palavra Hooligan que dá o nome a este tipo de comportamento. Uma corrente defende que esta palavra teve origem num ladrão e causador de problemas irlandês, Patrick Hoolihan, Outra perspectiva advoga que é relacionada com uma família fictícia, criada na música tradicional irlandesa. Para outros esta palavra surgiu através do nome de uma família irlandesa que animava a região de Southwark em Londres, ou de uma família irlandesa de nome Hoolihan, que tinha um estilo de vida violento e selvagem.

É certo que o Hooliganismo tem origens irlandesas e no final do século XIX. O termo começou a ganhar força na última década do século XIX, descrevendo o tipo de comportamento de rua dos gangues de Londres. A primeira referência ao Hooliganismo é feita num relatório da polícia de Londres datado de 1894, onde é feito menção a um gangue, The Hooligan Boys.

Em 1898 este movimento começou a ganhar projecção nos meios de comunicação social, os jornais da época criticavam o estado de caos, vandalismo e violência que reinado no sul de Londres como Hooliganismo.

Inicialmente associado com o mundo do crime e violência, a partir da década de sessenta começou a ser associado com os confrontos entre adeptos no futebol britânico. Muitas vezes este novo tipo de confrontação era levado a cabo pelas classes mais baixas da sociedade, que afiliavam-se em grupos de adeptos de determinado clube – as Firms. Com o crescimento do futebol e do Hooliganismo, a participação em confrontos entre adeptos passou a ser vista como uma forma de vida, alastrando a todos os segmentos da sociedade britânica.

A década de oitenta foi especialmente violenta, com centenas de mortes em jogos de futebol, que resultaram na suspensão das equipas inglesas das competições europeias. Embora este fenómeno tenha tido origem em Inglaterra alastrou um pouco por toda a Europa. Após uma severa repressão o Hooliganismo foi em grande medida controlado em Inglaterra, embora ainda ocorram episódios esporádicos de violência. Actualmente este movimento tem especial incidência no leste e centro da Europa, em países como a Rússia, Polónia ou Sérvia.

O movimento Ultra, característico da generalidade dos países da Europa, assenta o seu modelo no apoio incondicional á equipa, mas também está repleto de episódios de violência entre adeptos de equipas rivais.

O conceito de Hooliganismo variou ao longo dos tempos, consoante a necessidade de descrever e definir determinado comportamento social violento.

890 Visualizações 1 Total
890 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.