George Best

Biografia de George Best

Nascido a 22 de maio de 1946 em Belfast (capital da Irlanda do Norte), George Best foi considerado um dos melhores avançados de sempre da história do futebol. Avançado centro e ala atacante, este jogador aliava técnica apurada, vivacidade e fintas excecionais.

Tudo começou aos seus 15 anos, quando um amigo, então recrutador de jogadores para o Manchester United, descobre o génio que ele era dentro das quatro linhas. A partir de 1963, Best começou a sua carreira profissional com o clube de Manchester, dando aos adeptos muitas alegrias pelo seu estilo de jogo e dinâmica em campo.

Com 178 golos em 466 jogos, o nativo de Belfast fazia encher o estádio de Old Trafford. Venceu a Taça de Europa dos clubes campeões em 1968, o Campeonato Inglês em 1965 e 1967, a Taça de Inglaterra em 1963. Foi chamado à seleção da Irlanda do Norte 37 vezes, onde finalizou com 9 golos nas balizas contrárias. Os seus melhores títulos individuais foram a Bola de Ouro em 1968, o prémio de Melhor Marcador do Campeonato Inglês em 1968 e foi eleito o melhor jogador do Manchester United do século XX.

Para além de grande futebolista mundial, George Best tinha um temperamento complicado fora do campo. O excesso de álcool, mulheres e dinheiro levaram o jogador a ter, depois do Manchester United, uma série de clubes novos pela Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e Escócia. Acabaria a carreira na Irlanda do Norte, no modesto clube Tobermore United em 1984.

Em 1998, o canal de televisão Sky Sport dá-lhe a oportunidade de ser comentador desportivo. No mês de março de 2000, o estado de saúde do antigo jogador complica-se devido ao vício do álcool. Viria a ter um transplante de fígado em 2002, mas continuaria a beber e a afetar novamente o fígado. A 25 de novembro de 2005, sofre uma infeção pulmonar que, com os seus problemas hepáticos patentes, levaria o astro do futebol à morte com 59 anos.

789 Visualizações 1 Total
789 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.