Futebol Clube de Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão é um clube português oriundo da cidade de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga.

Fundação: 21 de agosto de 1931

Cidade/país: Vila Nova de Famalicão, Portugal.

Estádio: Estádio Municipal 22 de Junho

Cor equipamento principal: Camisola branca, calção azul e meias brancas com riscas azuis

Epíteto: Famalicenses 

História:

A história do Futebol Clube Famalicão começa a 21 de agosto de 1931, quando seis amigos fundaram o clube e formaram a primeira direção. José Alves Marinho, Floriano Portela, Hildebrando Portela, Luís Moreira Pinto, Virgílio Pinto Azevedo e Joaquim Mesquita Júnior foram os responsáveis pela fundação oficial do clube.

A primeira equipa do FC Famalicão estreou-se oficialmente frente ao FC Porto na inauguração do Campo da Berberia, no dia 17 de janeiro de 1932. No jogo de estreia a equipa famalicense utilizou um equipamento verde e branco.

Na época de 1932/33 o clube disputou o Campeonato da Promoção da Associação de Futebol de Braga e acabou por ser vencedor, apurando-se para a série seguinte. Em 1934/35, a equipa atinge o Campeonato Distrital da 1ª Divisão e na época seguinte sagra-se campeã distrital.

É na época de 1938/39 que são adotados os novos equipamentos, passando a equipa a utilizar as cores azul e branco, uma decisão tomada com o objetivo de obter filiação no FC Porto, algo que acabou por não se concretizar.

A ascensão ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão acontece na temporada 1940/41 e na época seguinte a equipa vive um período auspicioso sob os comandos do húngaro Janos Szabo. Como jogador-treinador, Szabo foi contratado na altura por dez contos mensais, o correspondente a cerca de 50 euros na atualidade.

Em 1945/46 o clube vence a 2ª Série do Campeonato Nacional da 2ª Divisão com apenas cinco golos sofridos. No apuramento para a 1ª Divisão o Famalicão venceu o Boavista por 3-2 e atingiu pela primeira vez a divisão principal. Nessa época, o Famalicão chegou às meias-finais da Taça de Portugal e acabou derrotado por 11-0 pelo Sporting, numa partida que terminou com apenas seis jogadores famalicenses.

Na sua primeira época no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o FC Famalicão não atingiu grandes resultados e na temporada seguinte acabou por descer novamente à 2ª Divisão.

A 21 de setembro de 1952 o FC Famalicão inaugura o Campo dos Bargos, atualmente Estádio Municipal 22 de Junho, onde ainda joga. Nessa época, o clube acabou por cair para a 3ª Divisão Nacional. O regresso à 2ª Divisão aconteceu dez anos depois, na época 1962/63, tendo subido à 1ª Divisão em 1977/78. Na época seguinte, nova descida de divisão para os famalicenses que, com os mesmos 13 pontos do SC Beira-Mar acabaram por perder no desempate por confronto direto.

Uma das páginas negras da história do clube aconteceu na temporada 1988/89, quando a equipa foi relegada para a 3ª Divisão Nacional, juntamente com o CA Macedo de Cavaleiros, por suposto suborno. Nessa altura, o AD Fafe ocupou a vaga do FC Famalicão no principal escalão de futebol português. Na época 1989/90, a disputar a 3ª Divisão Nacional, o clube minhoto terminou em primeiro lugar com 54 pontos.

A década de 90 começou com uma nova subida à principal divisão, algo que se manteve até à época 1993/94, época que ditou nova descida. Nas duas épocas seguintes o Famalicão disputou a 2ª Divisão de Honra, mas acabou por descer novamente. Entre as épocas de 1996/97 a 2001/2002, o clube disputou Campeonato da 2ª Divisão B.

Na época 2000/2001, o FC Famalicão atingiu os quartos-de-final da Taça de Portugal, tendo sido derrotado novamente pelo Sporting por 1-3. Entre 2002/2003 e 2004/2005 o clube disputou a série B do Campeonato Nacional da 3ª Divisão e subiu à 2ª Divisão B em 2004/2005. As duas épocas seguintes representaram descidas consecutivas de divisão e graves dificuldades financeiras para o clube que, acabou mesmo por cair para os campeonatos distritais ao fim de 72 anos. A subida aconteceu na época 2008/2009 e na temporada seguinte foi disputada a série B da 3ª Divisão.

Entre subidas e descidas de divisão, na época 2014/2015 o FC Famalicão foi vice-campeão do Campeonato Nacional de Seniores e subiu à Segunda Liga Portuguesa na época seguinte. Em 2014/2015 a equipa atingiu os quartos-de-final da Taça de Portugal, sendo apenas derrotado pelo Sporting por 4-0. Desde essa época a equipa tem conseguido manter-se nos lugares cimeiros da Segunda Liga.

Estádio:

O FC Famalicão joga no Estádio Municipal 22 de Junho, localizado no centro de Vila Nova de Famalicão. O estádio foi inaugurado em 1952 e em 2015 recebeu obras de remodelação, tendo em conta o regresso do clube aos campeonatos profissionais. Em 2017, num investimento de cerca de 100 mil euros, o estádio foi novamente alvo de obras de melhoramento com vista à instalação de um sistema de câmaras de vigilância com ligação permanente às forças de segurança, a colocação de controlo de acessos e de cadeiras nas bancadas. Com capacidade para cerca de 10 mil pessoas, tem campo relvado, iluminação artificial e um campo de futebol secundário adjacente.

É considerado um dos campos de futebol históricos de Portugal.

419 Visualizações 1 Total

References:

ESTÁDIO MUNICIPAL DE FAMALICÃO VAI TER SEGURANÇA REFORÇADA

419 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.