Fundação: 2 de Junho de 1900.
Cidade/país: Kaiserslautern, Alemanha.
Estádio: Fritz Walter.
Cor equipamento principal: Vermelho
Principais rivais: FSV Mainz e Eintracht Frankfurt.
Epíteto: Diabos Vermelhos.
História:
O Fußball-Club Kaiserslautern ou simplesmente FC Kaiserslautern foi fundado a partir da fusão de dois clubes da cidade germânica de Kaiserslautern o Germania 1896 e o FG Kaiserslautern, originando o FC 1900. Em 1909 são incorporados mais dois clubes no aglomerado desportivo, o FC Palatia e o FC Bavaria, resultando na alteração do nome para FV 1900 Kaiserslautern. Em 1929 é feita a última fusão no clube, com a incorporação do SV Phönix, e em 1932 o FC Kaiserslautern adquire a denominação actual.
A década de trinta na Alemanha ficou marcada pela subida ao poder do Partido Nazi, e início da Segunda Guerra Mundial que prolongou-se até meados da década de quarenta, durante este período o clube conseguiu alguns bons resultados na Liga Regional, que permitiram-lhe disputar o campeonato nacional pela primeira vez na temporada de 1941.42, mas a primeira experiência resultaria numa pesada derrota por 9 a 3 contra a grande potência futebolística da época na Alemanha, o Schalke 04.
Finda a Segunda Guerra Mundial, o FC Kaiserslautern começa a exercer um domínio avassalador na sua respectiva liga regional, conquistando onze competições em doze anos. Em 1948 chega pela primeira vez à final do campeonato germânico, onde é derrotado pelo FC Nuremberga por 2 a 1.
O primeiro título alemão surgiria em 1951, após derrotar na final o Preußen Münster por 2-1. A revalidação do título não tardaria muito, dois anos depois, vence o VFB Estugarda por expressivos 4 a 1. Desta equipa fazia parte o lendário jogador Fritz Walter, que mais tarde daria o nome ao estádio do clube.
Após estes sucessos o clube entra numa fase de declínio, mas graças aos sucessos no campeonato regional, e às duas vitórias no campeonato germânico, foi uma das dezasseis equipas fundadores da Bundesliga.
As décadas de sessenta, setenta e oitenta, embora com algumas boas participações no campeonato e finais da Taça da Alemanha, não resultariam em nenhum título.
A década de noventa acabaria por ser agridoce para o FC Kaiserslautern, com a conquista da primeira Bundesliga em 1991 e a primeira Taça da Alemanha em 1990 frente ao Werder Bremen por 3 a 2 e a segunda contra o Karlsruher SC por 1-0 em 1996.
Na temporada de 1996.97 e após trinta e três anos no principal escalão do futebol alemão, é despromovido pela primeira vez para a Bundesliga 2. Orientados por Otto Rehhagel, regressaram à Bundesliga na época seguinte, conseguindo o feito de sagrar-se campeões no ano de regresso.
Após os sucessos da década de noventa o clube entra num ciclo de instabilidade, com constantes subidas e descidas de divisão, sem conseguir atingir patamares competitivos de outras épocas. A nível europeu o FC Kaiserslautern atingiu por duas vezes as meias-finais da Taça UEFA, e os quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Títulos:
- Vencedor Campeonato Alemão por quatro vezes: 1951, 1953, 1991, 1998
- Vencedor Taça da Alemanha por duas vezes:1989-90 e 1995-96.
- Vencedor Supertaça da Alemanha por uma vez: 1991.
- Vencedor Segunda Divisão Alemã por duas vezes: 1996.97 e 2009-10.
References:
http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=52