Eintracht de Frankfurt

O Eintracht de Frankfurt é uma das histórias equipas do futebol alemão, tendo conquistado diversos troféu ao nível interno e uma Taça UEFA.

Logo Eintracht Frankfurt

Logo Eintracht Frankfurt

Fundação: 8 de Março de 1899

Cidade/país: Frankfurt, Alemanha.

Estádio: Commerzbank-Arena.

Cor equipamento principal: Vermelho, Preto ou Branco.

Principais rivais: Kaiserslautern e Offenbach Kickers.

Epíteto: As Águias.

História:

O Eintracht de Frankfurt tem a sua génese em dois clubes da cidade de Frankfurt, fundados em 1899, o Frankfurter Fußball-Club Viktoria von 1899 e o Frankfurter Fußball-Club Kickers. Em 1911 estes dois clubes fundem-se e originam o Frankfurter Fußball Verei, esta nova aglomeração desportiva, que tinha outras modalidades como a ginástica, conquista o campeonato regional de futebol durante três anos seguidos, entre 1912 e 1914.

Nos anos vinte, deu-se uma cisão com os ginastas do clube, originando dois clubes, o Eintracht Frankfurt, e o Sportgemeinde Eintracht Frankfurt. Conquistou durante os anos vinte e trinta diversos campeonatos regionais, nos seus mais variados formatos. Na época o título nacional alemão era decidido em formato de Taça, com os melhores classificados de cada campeonato regional. Em 1932 o Eintracht de Frankfurt atinge a sua primeira final do campeonato, sendo derrotado pelo Bayern de Munique.

Em 1959 o Eintracht de Frankfurt atingiu o primeiro grande sucesso da sua História, conquistando o único campeonato alemão de futebol do seu palmarés, ao derrotar na final o Offenbach Kickers por 5 a 3 na final.

A conquista deste campeonato permitiu a presença na edição seguinte da Taça dos Campeões Europeus, onde atingiram a final da competição, disputada contra o gigante espanhol Real Madrid, o Frankfurt saiu vergado por uns expressivos 7 a 3.

Graças aos bons resultados desportivos atingidos internamente, foi um dos clubes fundadores da Bundesliga na temporada de 1963-64 Os anos setenta e oitenta mostrariam ser produtivos em termos de conquistas de Taças da Alemanha. A primeira em 1974 após derrotar na final o Hamburgo por 3 a 1. Na época seguinte derrota o MSV Duisburg por 1-0. Em 1981 defronta e derrota o grande rival FC Kaiserslautern por 3-1 e na temporada de 1987-88 a vitima na final da Taça seria o VfL Bochum.

A participação numa final da Taça dos Campeões Europeus, não foi o único grande momento do clube na Europa. Na época de 1979-80, vence a Taça UEFA derrotando outra equipa germânica, o Borussia Mönchengladbach, pela regra de golos marcados fora.

Após estes sucessos e algumas boas participações na Bundesliga, como um terceiro lugar em 1992, que corresponderam a qualificações para as competições europeias, o clube entra em dificuldades financeiras e desportivas que valeram a primeira despromoção á segunda divisão na temporada de 1995-96. Esta descida de divisão retirou o estatuto europeu ao Eintracht de Frankfurt, e tornou-o numa equipa de luta pela manutenção.

Títulos:

  • Vencedor Taça da Alemanha por quatro vezes: 1974, 1975, 1981 e 1988
  • Vencedor Campeonato Alemão por uma vez: 1959.
  • Vencedor Segunda Divisão Alemã por uma vez: 1997-98
  • Vencedor Taça UEFA: 1979-80
  • Vencedor Taça Intertoto por uma vez: 1967.
1186 Visualizações 1 Total

References:

http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=37

1186 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.