FC Astana

O FC Astana é a equipa mais influente do futebol cazaque na actualidade.

Logo FC Astana

Logo FC Astana

Fundação: 2008.

Cidade/país: Astana, Cazaquistão.

Estádio: Astana Arena.

Cor equipamento principal: Amarelo e Azul.

Principal rival: FK Aktobe e FC Kairat Almaty.

Epíteto: Os auri azuis.

História:

O Football Club Astana foi fundado a 27 de Dezembro de 2008 a partir da fusão de dois clubes, o FC Megasport e FC Alma-Ata, como Lokomotiv de Astana, com o intuito de estabelecer uma equipa representativa da nova capital do Cazaquistão, Astana e num futuro representar o país nas competições europeias. A localização geográfica do país na Ásia Central levanta algumas questões sobre integração na Confederação Europeia de Futebol – UEFA. Por decreto presidencial o clube adquiriu a denominação actual em 2011.

Graças aos investimentos estatais introduzidos pela empresa pública de caminhos-de-ferro, Kazakstan Temir Zholy, o FC Astana conseguiu atrair bons jogadores estrangeiros, essencialmente provenientes do campeonato russo.

No campeonato cazaque de 2009, época de estreia do clube, consegue classificar-se no segundo lugar. Os primeiros troféus não iriam tardar muito, com a conquista da Taça do Cazaquistão em 2010, e da supertaça do Cazaquistão em 2011 após bater o Tobol por dois a um. A vitória na taça daria qualificação para as competições europeias, mas os regulamentos da UEFA estabelecem que para um clube competir na Europa, tem que ter no mínimo três anos de existência.

Em 2012 veio nova vitória na Taça, o que possibilitou a estreia nas competições europeias. O início europeu do FC Astana não foi muito auspicioso, sofrendo duas derrotas contra o PFC Botev Plovdiv da Bulgária, uma delas por cinco a zero na Liga Europa.

De 2009 a 2013 nunca classificaram-se abaixo do quinto lugar. O ano de 2014 traria o primeiro título de campeão do Cazaquistão ao clube, revalidado na época seguinte. Na temporada europeia de 2015-16, qualificam-se pela primeira vez para a fase de grupos da Liga dos Campeões, eliminado no play-off de acesso o APOEL de Nicósia. Na fase de grupos encontrou o Benfica, Galatasaray e Atlético de Madrid terminado na quarta e última posição do grupo.

Títulos:

  • Vencedor Campeonato do Cazaquistão por duas vezes: 2014 e 2015
  • Vencedor Taça do Cazaquistão por duas vezes: 2010 e 2012.
  • Vencedor Supertaça do Cazaquistão por três vezes: 2011, 2013 e 2015
316 Visualizações 1 Total

References:

http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=39

316 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.