Asian Football Confederation – AFC

A Asian Football Confederation – AFC, é o organismo responsável pela regulação do futebol no continente asiático.

Logo Asian Football Confederation - AFC

Logo Asian Football Confederation – AFC

A Asian Football Confederation, Confederação Asiática de Futebol em português ou simplesmente AFC, foi fundada a 8 de Maio de 1964 na cidade filipina de Manila. Actualmente tem a sua sede na capital da Malásia, Kuala Lumpur.

É a entidade responsável pelo futebol na Ásia, quer ao nível de selecções, quer ao nível de clubes. No enquadramento clubístico, organiza actualmente a Liga dos Campeões Asiática, cujo vencedor é qualificado para o Campeonato do Mundo de Clubes, prova organizada pela FIFA. Até 2002 as provas internacionais de clubes eram divididas em três competições; o Campeonato Asiático de Clubes onde participavam as principais equipas de cada membro da Asian Football Confederation; a Taça dos Vencedores das Taças Asiáticas, disputada pelos vencedores da Taça de cada país e a Supertaça Asiática discutida pelos vencedores do Campeonato de Clubes e da Taça das Taças. Em 2002 estas três competições fundiram-se e deram lugar à Liga dos Campeões Asiática.

Ao nível das selecções a AFC é responsável pela organização da Taça das Nações da Ásia, prova disputada por dezasseis selecções, os dezasseis finalistas são atribuídos a partir de uma fase de apuramento prévia. A competição é organizada de quatro em quatro anos, o último campeão e organizador do campeonato têm entrada directa na prova. A AFC organiza igualmente a fase de apuramento asiática para o Campeonato do Mundo de Selecções, que determinada os representantes asiáticos nesta prova.

Em termos de recursos humanos, pela densidade e grandeza demográfica dos membros pertencentes á Asian Football Confederation, é a maior Confederação futebolística do mundo, em termos de títulos não consegue competir com a América do Sul e Europa.

Esta Confederação é constituída por perto de cinquenta membros, Austrália, Brunei, Cambójia, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia, Timor-Leste, Vietname, Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Quirguistão, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Guam, Hong Kong, Japão, Macau, Marianas Setentrionais, Mongólia, Taiwan, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Iémen, Irão, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Qatar e Síria, são os membros constituintes desta confederação.

895 Visualizações 1 Total
895 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.