Aris de Salónica

O Aris de Salónica é umas das históricas equipas do futebol grego, conquistando diversos troféus ao nível nacional.

Logo Aris de Salónica

Logo Aris de Salónica

Fundação: 25 de Março de 19114.

Cidade/país: Salónica, Grécia.

Estádio: Kleanthis Vikelidis.

Cor equipamento principal: Amarelo.

Principais rivais: PAOK e Olympiacos.

Epíteto: Os Amarelos.

História:

O Athlitikos Syllogos Aris, conhecido em português como Aris de Salónica foi fundado por um grupo de vinte e dois jovens amigos num bar da cidade de Salónica a 25 de Março de 1914. Os fundadores atribuíram o nome Aris, Deus da guerra na mitologia grega, pelas duas guerras dos Balcãs que antecederam a formação do clube, contra a Bulgária e o Império Otomano.

Nos primórdios do futebol grego não existia um campeonato nacional, apenas três campeonatos regionais que davam acesso a um torneio final disputado pelos melhores classificados das ligas regionais. Em 1923 é organizada pela primeira vez a liga regional da Macedónia, da qual o Aris Salónica fazia parte, conquistando o título logo na primeira edição.

O primeiro grande sucesso do clube surgiu na temporada de 1927-28 com a conquista do primeiro campeonato grego. O clube tirou o máximo proveito do facto dos grandes clubes gregos, Olympiacos, AEK de Atenas e Panathinaikos, recusaram-se participar nesta competição.

O segundo título foi conquistado em 1932, ainda no molde competitivo de torneio final onde participaram Olympiacos, Panathinaikos, AEK, Ethnikos, PAOK e Iraklis, o Aris Salónica conquistava o troféu contra as melhores equipas do país. A goelada por 7 a 0 ao Panathinaikos foi um dos momentos marcantes desta conquista.

Em 1932 é introduzida uma nova competição, a Taça da Grécia, o Aris atingiu a final mas foi derrotado pelo AEK de Atenas por 5 a 3. Em 1970 conquista esta competição pela primeira e única vez até a data.

O terceiro título veio logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, na temporada de 1945-46, enfrentando e derrotando no torneio final os vencedores das outras ligas regionais, AEK de Atenas e Olympiacos. Até á introdução do campeonato grego em 1959, o Aris venceu por catorze vezes o campeonato regional da Macedónia, o que lhe permitia participar no torneio final de atribuição do título de campeão grego. Nestes moldes competitivos conquistou o campeonato por três vezes, após a criação da liga não conquistou qualquer campeonato.

Durante as décadas seguintes e até o momento, passou por algumas dificuldades financeiras, que causaram algumas passagens pelo segundo escalão do futebol grego. Geralmente o clube ocupa um lugar na parte superior da tabela, disputando os lugares de qualificação europeia sendo presença frequente na Liga Europa, algo que satisfaz os seus fervorosos adeptos que apoiam o clube incondicionalmente.

Títulos:

  • Campeão grego por três vezes: 1927-28, 1931-32 e 1945-46
  • Vencedor Taça de Grécia por uma vez: 1969-70.
  • Vencedor Segunda Divisão Grega por uma vez: 1997-98.
761 Visualizações 1 Total
761 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.