Regras do Boxe

Descrição das principais regras de boxe, as diferenças do boxe profissional para o olímpico, as categorias de peso, a pontuação e os principais golpes.

Descrição das principais regras de boxe, as diferenças do boxe profissional para o olímpico, as categorias de peso, a pontuação e os principais golpes.

Regras do Boxe – Ringue

O Ringue deve ter um tamanho entre 4,9 e 7 metros medidos do interior da linha das cordas e um limite mínimo de 91 centímetros e máximo de 1,22 metros em relação ao nível do chão. Em cada canto do ringue, tem um poste com uma cor específica. No canto do lado esquerdo mais próximo da mesa dos juízes, o poste é de cor vermelha, do lado esquerdo mais afastado e do lado direito mais próximo são de cor branca e de do lado direito mais afastado é de cor azul. Nos cantos de cor azul e vermelha, tem uma escada de acesso aos pugilistas e seus assistentes, existindo uma terceira escada ao lado da mesa dos juízes. Cada ringue deve ter 4 cordas com um diâmetro entre 3 a 5 centímetros colocados a 41, 71, 102 e 132 centímetros de altura atados aos 4 postes do ringue.

tyson-regras-boxe-boxe-profissional

Regras do Boxe – Vestuário, Luvas e Ligaduras

Um pugilista deve usar uns calções com comprimento mínimo até metade da coxa, com a linha da cintura que deve ter uma cor distinta do calção, calçado com meias e uns sapatos leves sem adereços e deve usar protector bucal e genital. As luvas são fornecidas pelos organizadores da prova, sendo que os atletas as calçam no local. Está proibida a utilização de luvas próprias em combates de boxe profissionais. As luvas terão o peso de 227 gramas aos atletas que pesem até 66,678 quilos e de 284 gramas para os atletas acima desse peso. A parte acolchoada e a parte de pelúcia devem de ter o mesmo peso. As luvas no Boxe Olímpico têm uma parte branca para identificar a parte que deve ser usada para dar os golpes nos adversários. Quanto às ligaduras, os atletas podem utilizar até um máximo de 5 metros de comprimento e 5 centímetros de largura, sendo esse momento fiscalizado pelas autoridades do boxe. Isto porque não é permitido colocar outro tipo de equipamento, pó, líquido ou substância nas mãos antes ou depois de colocar as luvas. No Boxe Olímpico, usam uma protecção de borracha na cabeça

Regras do Boxe – Pesagem e Categorias de Peso

A pesagem dos pugilistas é obrigatória e é feito em balança calibrada pelas autoridades do boxe que definem um horário com 2 horas de duração no dia anterior ao do combate. Essa pesagem é feita em corpo nu e podem ter o acompanhamento dos seus assistentes. São várias as autoridades que estabelecem os nomes para categoria de peso e, por isso, as listagens apresentadas tendem a ser as mais aproximadas ao que se referem comumente no mundo do boxe.

Categorias de Peso para Boxe Amador:

Até 48 quilos – Mosca Ligeiro
Até 52 quilos – Peso Mosca
Até 56 quilos – Peso Galo
Até 60 quilos – Peso Leve
Até 64 quilos – Meio-Médio Ligeiro
Até 69 quilos – Meio-Médio
Até 75 quilos – Peso Médio
Até 81 quilos – Meio-Pesado
Até 91 quilos – Peso Pesado
Sem Limite – Super Pesado

Categorias de Peso para Boxe Profissional:

Até 47,63 quilos – Palha
Até 48,98 quilos – Mosca Ligeiro
Até 50,80 quilos – Mosca
Até 52,16 quilos – Super Mosca
Até 53,52 quilos – Galo
Até 55,34 quilos – Super Galo
Até 57,15 quilos – Pluma
Até 58,97 quilos – Super Pluma
Até 61,24 quilos – Ligeiro
Até 63,50 quilos – Meio Médio Ligeiro
Até 66,68 quilos – Meio Médio
Até 69,85 quilos – Médio Ligeiro
Até 72,58 quilos – Médio
Até 76,20 quilos – Super Médio
Até 79,40 quilos – Meio-Pesado
Até 90,72 quilos – Cruzeiro
Sem Limite – Peso Pesado

Regras do Boxe – Diferenças entre Boxe Profissional e Boxe Olímpico

Um combate de boxe profissional pode ter entre 4 a 12 rounds de 3 minutos cada, com 1 minuto de intervalo entre rounds enquanto um combate de boxe olímpico tem no máximo 4 rounds de 3 minutos cada.
Também existem diferenças na pontuação do boxe profissional e olímpicos quando um árbitro inicia a contagem depois de uma queda de um pugilista, esse pugilista perde um ponto, ao contrário do boxe olímpico que não sofre qualquer penalização.
No Boxe Profissional e Olímpico, o combate é dado por terminado quando o árbitro entende que algum dos pugilistas não tem mais condições de prosseguir ou quando algum pugilista está no chão e o árbitro completa a contagem.
A principal diferença entre boxe profissional e boxe olímpico existe na interpretação dos golpes dos pugilistas por parte dos juízes. O boxe profissional dá mais importância à contundência dos golpes do que à quantidade. Por isso mesmo, o vencedor no boxe profissional é o que faz nocaute no adversário. No Boxe Olímpico, o vencedor do combate é definido, também, através do nocaute mas, sobretudo, pelo número de golpes perfeitos no adversário. No Boxe Olímpico, é obrigatório existir um vencedor enquanto no Boxe profissional podem existir empates.

combate boxe olimpico

Regras do Boxe – Pontuação e Resultados no Boxe

O sistema de pontos para os combates de boxe olímpico define 10 pontos para o vencedor do assalto e caso haja empate, os mesmos pontos para o adversário ou 9 a 6 pontos em caso de derrota. Em cada assalto, tem de ser indicado um vencedor e em caso de empate no combate, o desempate é feito segundo os seguintes critérios:

  1. Quantidade e Qualidade de golpes na área permitida
  2. Domínio do ringue e do combate
  3. Competitividade
  4. Superioridade Técnico-táctica
  5. Violações do Regulamento
  6. Considerar o Round Inteiro

O resultado de um combate resume-se na nas seguintes hipóteses das decisões dos juízes:

  1. decisão unânime – 3 juízes de acordo no vencedor
  2. decisão da maioria – 2 juízes de acordo no vencedor e 1 juíz indicou empate
  3. decisão dividida – 2 juízes de acordo num pugilista e 1 juíz indicou o outro pugilista
  4. empate pela maioria – 2 juízes indicam empate e 1 juíz indica um vencedor

Os resultados finais de cada assalto poderão ser os seguintes:
10 x 10 – Assalto empatado
10 x 9 – Leve vantagem
10 x 8 – Clara Vantagem
10 x 7 – Domínio Total
10 x 6 – Supremacia

regras-boxe-golpes-boxe-profissional-olimpico

Regras do Boxe – Golpes

No Boxe, um golpe é válido para pontuação quando um pugilista acerta o outro no rosto, nos lados da cabeça, na frente e nos lados do torso utilizando o peso do corpo e sem que haja reacção do adversário. Golpes abaixo da cintura, na nuca, de mão aberta, com o adversário no chão ou postura passiva no combate podem valer advertências. Dois avisos originam uma advertência e caso um pugilista chegue a 3 advertências, é desqualificado. Eis alguns exemplos de golpes utilizados no boxe:
Directo – golpe rápido e frontal com a mão atrás da guarda atingindo a parte frontal do adversário.
Jabe – golpe similar ao Directo mas com a mão que está à frente na guarda.
Cruzado – golpe que atinge a parte lateral da cabeça do adversário em que o pugilista termina com o braço flexionado.
Gancho – golpe de trajectória curvilínea atingindo o adversário na lateral da cabeça ou no abdómen.
Swing – golpe dado de cima para baixo para atingir o rosto do adversário
Uppercut – golpe feito de baixo para cima para atingir o queixo ou os rins do adversário.
Nocaute – golpe que define ou dá a vitória ao pugilista.

521 Visualizações 1 Total
521 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.