As Regras da Fórmula 1 ou o Regulamento da F1 tem um conjunto de directrizes que tem de ser seguidas pelas equipas que participam na Fórmula 1 e que podem ser alteradas de ano a ano.
Características obrigatórias nas equipas de F1:
Os carros de Fórmula 1 não devem exceder os 2 metros de extensão sendo que a carroçaria não deve exceder 1,6 metros de largura entre os pneus da frente e os traseiros.
Em termos de altura, cada carro não deve passar dos 95 centímetros de altura.
A asa traseira é a única parte que pode ter carroçaria móvel para gerar maior aerodinâmica e velocidade, neste caso, para a activação do sistema de DRS.
Cada piloto tem um capacete que os distingue dos demais durante a corrida e um número presente de forma visível no carro, sendo que a marca da equipa deve marcar presença no nariz do carro.
Um piloto só pode fazer parte de alguma equipa da Fórmula 1 se lhe tiver sido atribuído a Super-licença, sendo que pode haver alterações de pilotos no decorrer da época.
Tipos de Pneus na F1
Existe apenas um fornecedor (em 2018, a Pirelli) que garante 7 tipos de pneus para piso seco e 2 para piso molhado, cada um com uma cor específica. Em cada corrida, as equipas têm acesso a 3 tipos de pneus para piso seco e cada carro têm 13 conjuntos de pneus para piso seco, 4 conjuntos de intermédio e 3 conjuntos para piso molhado. São obrigados a usar 2 dos 3 tipos de pneus para piso seco durante a corrida principal
Protocolo de Corrida e Penalizações na F1
Os pilotos podem ser alvo de penalização quando:
- se adiantam à partida na corrida principal
- causam um acidente que podia ser evitável
- bloqueiam outro piloto de forma intencional
- estão a impedir a passagem de pilotos mais rápidos
- excedem a velocidade à passagem pelas boxes
As penalizações mais comuns para os pilotos de Fórmula 1 são:
- Drive Through – Passagem pelas boxes sem direito a paragem.
- Penalização de 5/10 segundos – Passagem pelas boxes em que os pilotos param na sua box durante o tempo de penalização atribuído.
- Repreensão ao piloto
- Penalizações em tempo mais gravosas
- Penalizações em posições na grelha de partida
- Penalização de 10 posições – Mudança da 1ª Unidade de Potência ou caso tenha mais de 2 Repreensões por Condução Perigosa
- Penalização de 5 posições – Mudança das Unidades de Potência seguintes
- Penalização de 5 posições – Mudança da Caixa de Velocidades
- Desclassificação do piloto na corrida
- Suspensão do piloto de Grandes Prémios
- Perda de pontos na Super-licença – Se o piloto perder 12 pontos na Super-licença num período de 12 meses, fica imediatamente suspenso por uma corrida
Fim de semana de corrida na F1
Os fins de semana de corrida na Fórmula 1 contam com sessões de treinos livres à sexta-feira e Sábado, sessão de qualificação para a corrida no Sábado e a corrida no Domingo.
As sessões de treinos livres não são obrigatórias para os pilotos, embora para que possam estar elegíveis para a sessão de qualificação, os pilotos devem tomar parte de pelo menos uma das sessões de treinos livres. Existem três sessões de treinos livres, normalmente, dois na Sexta-Feira e um no Sábado, antes da qualificação. A sessão de qualificação ocorre no Sábado, depois da última sessão de treinos livres. Cada sessão de qualificação divide-se em três partes: Q1, Q2 e Q3. A Q1 tem a duração de 18 minutos e no final são eliminados os 5 pilotos mais lentos. Os restantes participam na Q2, com duração de 15 minutos. Os 5 mais lentos da Q2, também, são eliminados para a Q1, onde se vai discutir a pole-position num espaço de 12 minutos. Os pilotos ficam com as posições e tempos que atingiram na última parte de qualificação em que esteve presente, sendo que até chegar à corrida pode haver alterações, fruto de actualizações relacionadas com a penalização de pilotos.
Quanto à corrida no Domingo, cada uma tem de exceder os 305 quilómetros de extensão e, por isso, o número de voltas a ser feito em cada circuito pode variar. A excepção é o circuito do Mónaco com um limite mínimo de 260 quilómetros. Em qualquer Grande Prémio de Fórmula 1, não se pode passar das 2 horas de corrida. Os 10 primeiros da classificação obtém pontos para a classificação dos pilotos e das equipas.
Eis o Sistema de Pontuação para os 10 Primeiros Classificados:
- 25 pontos
- 18 pontos
- 15 pontos
- 12 pontos
- 10 pontos
- 8 pontos
- 6 pontos
- 4 pontos
- 2 pontos
- 1 ponto
São atribuídos metade dos pontos, caso a corrida não chegue até ao fim da duração inicialmente prevista.
Procedimentos de Segurança na F1
Cada prova de Fórmula 1, conta com um sistema de Safety Car real e Safety Car Virtual para assegurar as melhores condições de segurança para os pilotos e todos os envolventes.
O Safety Car Virtual é colocado em prática em situações que não carecem de grandes trabalhos ou que não importunam de sobremaneira a qualificação ou a corrida. Ainda assim, os pilotos devem baixar a velocidade para padrões estabelecidos pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) em cada sector do circuito. Se as condições de segurança ou de saúde de algum piloto estiver em causa, aí entra o carro do Safety Car. Os pilotos devem seguir atrás, em velocidade reduzida, estando os carros pela ordem de grelha que se encontravam até ao momento de entrada do safety car, sendo que se houver pilotos com voltas de atraso, são os únicos que poderão avançar o safety car para que possam voltar à sua posição normal na corrida com as mesmas voltas do líder. O Safety Car dispõe de sistema de luzes laranjas que estão ligadas quando está em pista e são apagadas quando for para sair de pista. Durante os períodos de safety car não há lugar a ultrapassagens e o sistema de DRS só está disponível ao cabo de duas voltas depois da saída do safety car.
Procedimento de Partida na F1
30 minutos antes da partida, os pilotos saem das boxes para uma volta de reconhecimento pela pista até que se estabelecem no seu lugar da grelha de partida. A faltar 15 minutos é encerrada a pit lane. Se algum piloto não conseguiu sair dentro deste período, sai da linha de saída de pit lane. A faltar um minuto para a partida, todos os elementos das equipas devem estar fora de pista. Durante a volta de formação, os pilotos devem permanecer nas mesmas posições com que depois vão sair para a corrida.O director de corrida pode atrasar a partida ou até mesmo iniciar a corrida com os carros atrás do safety car se existir condições atmosféricas adversas. Na partida efectiva, os pilotos devem partir a partir do momento em que todos os semáforos deixam de estar vermelho.
Procedimentos no Pit-Lane da F1
O pit-lane está dividido em duas partes: a parte exterior é onde a circulação é feita de forma mais rápida, ainda que os pilotos não possam ultrapassar os 80 kms/hora. A outra parte é a interior, situando-se mais perto da box de cada equipa, onde existe uma garagem dedicada a cada piloto e um espaço dedicado à frente dessa garagem, onde só pode estar o carro dessa equipa.
Bandeiras na F1
- Bandeira de Xadrez – É mostrada no final de cada sessão de treinos livres, da qualificação e da corrida, sendo que na corrida é mostrado pela primeira vez ao vencedor e depois a cada piloto que terminar.
- Bandeira Amarela – É mostrada em situações de perigo para os pilotos, sendo que se for acenada uma única bandeira é para o piloto abrandar e se for acenada duas bandeiras é para avisar o piloto que poderá ter de parar e não pode existir ultrapassagens.
- Bandeira Verde – É mostrada em situações em que já não existem perigo e já não existem proibições desde que é mostrada.
- Bandeira Vermelha – É mostrada para informar que a sessão se encontra parada devido a algum acidente ou por condições atmosféricas adversas.
- Bandeira Azul – É mostrada para avisar um piloto de que está a ser ultrapassado por pilotos que lhe vão dar uma volta de avanço, pelo que terá que facilitar a ultrapassagem.
- Bandeira com riscas amarelas e vermelhas – É mostrada em zonas de pista que possam estar demasiado molhadas ou com óleo e serve de aviso para os pilotos.
- Bandeira Preta com um círculo laranja – É mostrada juntamente com o número do carro e é para avisar o piloto desse carro de algum problema mecânico e que deve dirigir-se para as boxes.
- Bandeira metade preta e metade branca – É mostrada juntamente com o número do carro e é para avisar o piloto de conduta anti-desportiva e pode ser mostrada a bandeira preta a esse piloto caso o piloto não preste atenção.
- Bandeira Preta – É mostrada juntamente com o número do carro e é para avisar o piloto de que foi excluído da prova
- Bandeira Branca – É mostrada quando existe um veículo de marcha lenta em pista.