Scarponi, Michele

Michele Scarponi foi um ciclista italiano, vencedor, entre outras provas do Giro de Itália, e faleceu, tragicamente, devido a um acidente em treino fruto de uma colisão com o carro.

Biografia de Michele Scarponi

Michele Scarponi foi um ciclista italiano, vencedor, entre outras provas do Giro de Itália, e faleceu, tragicamente, devido a um acidente em treino fruto de uma colisão com o carro.

Nascido a 25 de Setembro de 1979 em Jesi, localidade italiana, desde a sua juventude que começou a vencer corridas enquanto estava nas camadas jovens, sagrando-se campeão nacional da Prova de Fundo, enquanto Júnior, no ano de 1997. 4 anos mais tarde, é um dos melhores jovens ciclistas italianos com resultados em provas de relevo em qualquer terreno, tendo sido seleccionado para correr os Mundiais de Lisboa, na prova de contra-relógio, terminando no 8º posto. Com tão bons resultados, torna-se profissional, começando um percurso com 15 anos onde passou por várias equipas, pelas quais, alcançou muitas vitórias e resultados de destaque.

2002: Acqua e Sapone – Cantina Tollo

Na temporada de estreia como profissional obteve uma bela vitória no Contra-Relógio da Settimana Lombarda e uma excelente primeira prestação numa prova de três semanas, com um lugar no Top-20 no Giro de Itália.

Resultados:

Vitória em etapa da Settimana Lombarda

18º posto na Geral Individual do Giro de Itália

2003 e 2004: Domina Vacanze – Elitron

Em 2003, Scarponi consegue uma evolução considerável com 2 Top-20 no Giro e na Vuelta, além de uma boa temporada de Clássicas, com um 4º lugar da Liège-Bastogne-Liège e um 7º posto na Amstel Gold Race. No ano seguinte, aposta mais nas provas de etapas de uma semana, alcançando duas vitórias à geral em duas provas por etapas, estreando-se no Tour, de forma mais discreta do que nas anteriores provas.

Resultados:

Vitória em etapa do Giro d´Abruzzo (2003)

16º na Geral Individual do Giro de Itália (2003)

13º na Geral Individual da Volta a Espanha (2003)

Vitória em etapa na Settimana Coppi e Bartali (2004)

Vitórias em 2 etapas e Geral Individual na Settimana Lombarda (2004)

Vitórias numa etapa e Geral Individual na Corrida da Paz (2004)

2005 e 2006: Liberty Seguros – Wurth

Muda-se para uma das melhores equipas mundiais na altura e no primeiro ano corre Giro e Vuelta, alcançando o melhor resultado na prova espanhola. Em 2006, rebenta a Operação Puerto e Scarponi é um dos implicados no escândalo de Doping, tendo que abandonar o Giro pela primeira vez, devido à acusação e detenção de alguns elementos da equipa.

Resultados:

11ª na Geral Individual da Volta a Espanha (2005)

2007: Acqua e Sapone – Caffé Mokambo

Apesar das implicações no Caso de Doping e do fim da equipa da Liberty Seguros, Scarponi consegue um lugar na equipa já no mesmo de Fevereiro e consegue bons resultados em provas de uma semana, com vitórias na Settimana Coppi e Bartali e um 2º lugar na Geral do Giro de Trentino. Depois desta última prova, não iria correr mais porque foi inquirido pelo Comité Olímpico Italiano devido à Operação Puerto e confessou estar nessa mesma rede de dopagem organizada. Foi suspenso durante 18 meses.

Resultados:

Vitórias em Etapa e na Geral Individual na Settimana Coppi e Bartali

Uma das suas vitórias no Giro de Itália

Uma das suas vitórias no Giro de Itália

2008 a 2010: Diquigiovanni – Androni

Depois de cumprida a suspensão, Scarponi poderia correr a partir de Agosto de 2008, o que viria a suceder pela mão de Gianni Savio, director da Diquigiovanni – Androni. E mostrou as suas qualidades com um início de época fortíssimo em 2009, vencendo a Geral da Tirreno-Adriático e, mais tarde, no Giro de Itália, vence duas etapas de montanha. No ano de 2010, repete o bom inicio de época e alcança nova vitória no Giro de Itália e, finalmente, uma classificação no top-5 da Geral da prova italiana.

Resultados:

Vitórias em Etapa e Geral Individual na Tirreno-Adriático (2009)

Vitórias em 2 Etapas no Giro de Itália (2009)

Vitória em Etapa no Tirreno-Adriático (2010)

Vitórias em Etapa e Geral Individual na Settimana Lombarda (2010)

Vitória em Etapa e 4º na Geral Individual do Giro de Itália (2010)

2011 a 2013: Lampre – ISD

Muda para uma equipa de maior qualidade e capacidade e foi nesta equipa que alcançou o seu maior feito, a vitória no Giro de Itália, ainda que não tenha acontecido na estrada mas sim na secretaria. O vencedor na estrada foi Alberto Contador mas viu este resultado anulado devido a escândalo de doping. Assim sendo, Scarponi foi considerado vencedor da edição de 2011 do Giro e da Volta a Catalunha, onde aconteceu situação igual. Em 2012, Scarponi teve um início de época regular, ficou às portas do pódio no Giro e volta a participar de forma discreta no Tour. Em 2013, iguala a mesma classificação no Giro do ano anterior e termina a Volta a Espanha dentro dos 20 primeiros.

Resultados:

Vitória em Etapa no Giro de Sardenha (2011)

Vitória em Etapa na Tirreno-Adriático (2011)

Vitória na Geral Individual da Volta a Catalunha (2011)

Vitória na Geral Individual no Giro de Trentino (2011)

Vitória na Geral Individual do Giro de Itália (2011)

4º na Geral Individual do Giro de Itália (2012 e 2013)

15º na Geral Individual da Volta a Espanha (2013)

Vitória no Grande Prémio Donoratico

Última vitória de Scarponi

Última vitória de Scarponi

2014 a 2017: Astana

Mudou-se para a Astana em 2014 para ser o chefe-de-fila da equipa no Giro de Itália mas não chegou ao fim e acabou por virar gregário de Nibali sendo essencial para o seu companheiro nos três anos seguintes. Em 2017, volta às boas sensações e aos bons resultados, conseguindo, inclusive, vencer uma etapa de montanha no Giro de Trentino. Depois, veio a tragédia. No dia seguinte ao Giro de Trentino e em treino de preparação para o Giro de Itália é atropelado mortalmente por uma carrinha perto da sua zona de residência, não tendo sido assistido pelo condutor da carrinha que o atingiu.

Resultados:

16º na Geral Individual do Giro de Itália (2016)

11º na Geral Individual da Volta a Espanha (2016)

Vitória em Etapa no Giro de Trentino

C99jnlmXsAAfY0f

A última foto postada por Scarponi com os filhos e a camisola de líder do Giro de Trentino

502 Visualizações 1 Total
502 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.