O que são os Saurópodes
Os Saurópodes (do latim científico Sauropoda) foram um dos mais importantes grupos de dinossauros, formando juntamente com os Sauropodomorpha a ordem dos saurísquios, um grupo de dinossauros que possuíam uma bacia e quadris semelhantes aos repteis. Eram animais de grandes dimensões (muito maiores do que os maiores mamíferos terrestres), com um pescoço muito comprido e uma cabeça desproporcionalmente pequena. Possuíam também uma grande cauda que servia para contrabalançar o peço do enorme pescoço e também como arma de defesa contra os predadores. Eram quadrúpedes, com patas em forma de enormes colunas para suportam os elevadíssimos pesos, que terminavam em grandes pés circulares.
Eram herbívoros mas muitos deles não possuíam mandíbulas e dentes apropriados para uma dieta vegetal pelo que se supõe que engolissem grandes quantidades de matéria vegetal sem mastigar, as quais eram depois esmagadas no estômago com a ajuda de pequenas pedras que engoliam.
Os primeiros saurópodes surgiram no período do Triássico tradio, espalhando-se por todo o globo ao longo do Jurássico. Durante o Cretáceo foram perdendo algum do seu protagonismo, tendo sido gradualmente substituídos por outros grupos de dinossauros.
Alguns dos saurópodes mais conhecidos são o braquiossauro, o argentinossauro, o diplodoco e o apatosaurus.