Rosa-dos-ventos (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é a Rosa-dos-Ventos: A rosa-dos-ventos é um dispositivo circular, em forma de estrela, que indica os pontos cardeais (norte, sul, oeste, este), colaterais…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que é a Rosa-dos-Ventos

A rosa-dos-ventos é um dispositivo circular, em forma de estrela, que indica os pontos cardeais (norte, sul, oeste, este), colaterais (nordeste, sudeste, sudoeste, noroeste) e intermédios (nor-nordeste, és-nordeste, és-sudeste, su-sudeste, su-sudoeste, oés-sudoeste, oés-noroeste, nor-noroeste).Rosa dos Ventos

Neste sentido, do seu centro partem raios de 8, 16 ou até mesmo 32 rumos, com o objetivo de mostrar a frequência relativa do vento nos vários rumos, para um dado lugar e intervalo de tempo mais ou menos longo.

O cumprimento das linhas que materializam os rumos é sempre proporcional à frequência (que é expressa em percentagem) do vento segundo cada um desses rumos.

A rosa-dos-ventos também pode servir para mostrar a relação entre o rumo e a velocidade do vento e a precipitação.

Embora a sua origem remonte à Grécia antiga, a rosa-dos-ventos revestiu-se de extrema importância no período dos Descobrimentos, pois auxiliava os marinheiros a manter a rota. Na verdade, as rosas-dos-ventos eram desenhadas e pintadas com verdadeira mestria nas cartografias náuticas da altura.

Hoje em dia a rosa-dos-ventos ainda se revela fulcral, por exemplo, enquanto ferramenta digital para auxiliar os meteorologistas.

532 Visualizações 1 Total
532 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.