Rio Almonda

Apresentação e Caracterização do Rio Almonda

O rio Almonda é um pequeno rio português, afluente do rio Tejo, com uma extensão de cerca de 20 quilómetros. Nasce na Serra de Aire junto às localidades de Almonda (à qual deu o nome) e de Casais Martanes, a cerca de cinco quilómetros de Torres Novas numa gruta onde correm diversas ribeiras subterrâneas que se juntam para formar a nascente do rio. Atravessa o concelho de Torres Novas, banhando a própria cidade, em direcção ao concelho da Golegã, onde desagua na margem direita do rio Tejo num local chamado Igreja Grande. Ao longo do seu percurso, além de Torres Novas, o rio banha diversas aldeias, passando entre as localidades de Ribeira Branca e de Ribeira Ruiva, atravessando a povoação de Lapas, localidade conhecida pelas suas grutas subterrâneas. Após atravessar a cidade de Torres Novas, o rio entra nos campos agrícolas da lezíria, passando junto à localidade de Riachos para pouco depois formar uma pequena lagoa transformada em reserva natural (Reserva Natural do Paúl do Boquilobo). Já muito perto da sua foz, banha a localidade de Azinhaga, considerada como a aldeia mais portuguesa do Ribatejo.

Do ponto de vista histórico e cultural é um rio extremamente importante para a cidade e o concelho de Torres Novas pois a ele se deve a fundação da própria cidade. Em tempos não muito distantes teve também uma importância extremamente importante na economia do concelho, quer no desenvolvimento agrícola, incluindo a produção de farinha nos diversos moinhos que existiam ao longo do seu percurso, quer na pesca, quer mesmo o aproveitamento industrial como a produção eléctrica por exemplo.

608 Visualizações 1 Total
608 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.