Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Longitude
A longitude corresponde à distância angular compreendida entre o meridiano que passa pelo lugar em causa e o meridiano de origem ou meridiano de 0º (que por convenção corresponde ao Meridiano de Greenwich). Todos os pontos localizados no mesmo meridiano têm a mesma longitude por se encontrarem à mesma distância do meridiano de Greenwich.
Sendo uma distância angular, conta-se em graus, de 0º a 180º para este ou para oeste do meridiano de Greenwich. Cada grau de longitude é subdividido em 60 minutos, e estes em 60 segundos. No equador, um grau de longitude corresponde a cerca de 111,12 km, diminuindo à medida que se avança em direção aos pólos.
Juntamente com a latitude, a longitude (que formam as coordenadas geográficas) permite identificar a posição geográfica de qualquer lugar na superfície terrestre. Por exemplo, Lisboa tem a latitude 38°43′00″ N e a longitude: 9°07′59″ O, ou seja, localiza-se na interceção do paralelo com a latitude 38°43′00″ N, com o meridiano de longitude 9°07′59″ O.
Nota: 9°07′59″ O lê-se 9 graus, 7 minutos e 59 segundos de longitude Oeste.