Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação do Golfo do México
O Golfo do México é um importante golfo localizado na extremidade ocidental do oceano Atlântico, entre os Estados Unidos da América, México e Cuba. Com uma área de aproximadamente 1.550.000 km2, é considerado como o maior golfo do mundo, estando ligado ao Oceano Atlântico através do Estreito da Flórida, localizado entre a península da Flórida, nos Estados Unidos, e Cuba, e ao Mar das Caraíbas através do Canal de Yucatán, localizado entre a península do Yucatán, no México, e Cuba.
É no Golfo do México que se forma a conhecida Corrente do Golfo, uma enorme corrente de águas quentes que atravessa o Oceano Atlântico influenciando o clima em toda a Europa Ocidental. O golfo é também conhecido por para aí convergirem diversos furacões formados no Oceano Atlântico, diversos dos quais com grandes efeitos destrutivos.
Do ponto de vista histórico o Golfo do México teve desde sempre uma grande importância estratégica. Foi em torno dele que floresceram algumas importantes civilizações pré-colombianas. Foi também a primeira região da América do Norte a ser colonizada pelos europeus, tendo sido o palco de várias disputas territoriais entre Espanha, França e Inglaterra. Atualmente, o golfo é uma grande fonte de recursos naturais, nomeadamente o petróleo explorado através de numerosas plataformas petrolíferas instaladas na sua extensa plataforma continental, e o pescado (peixe e crustáceos). Referência também para as diversas indústrias que se desenvolvem ao longo da áreas costeiras, com destaque para a indústria naval, indústria petrolífera e ainda para as atividades turísticas.