Conceito de Energia Eólica
A energia eólica é um tipo de energia renovável que tem como fonte o vento resultante do deslocamento de massas de ar. Este deslocamento do ar é originado pelos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.
O aproveitamento desta energia para produção de energia elétrica é efetuada através de turbinas eólicas (também designadas aerogeradores), cujas pás giram com a força do vento, transmitindo essa rotação a um gerador que converte a energia mecânica em energia elétrica. Para uma maior eficiência, as turbinas são colocadas em regiões elevadas e ventosas (por exemplo nas montanhas e junto à costa) ou até mesmo no mar.
Além dos aerogeradores para produção de electricidade, a energia eólica é também utilizada desde há séculos em moinhos (que utilizam a força do vento para fazer rodar uma mó que derrete os cereais, transformando-os em farinha) e em engenhos eólicos ou cataventos (que utilizam a força do vento para tirar água de poços e furos). Uma referência ainda para os barcos à vela, que utilizam a força do vento como força motriz que o faz deslocar.