Deposição (Conceito, Significado, O que é)

Conceito de Deposição: No âmbito da geografia, o termo Deposição designa um fenómeno ou processo conducente à acumulação de materiais…

Conceito de Deposição

No âmbito da geografia, o termo Deposição designa um fenómeno ou processo conducente à acumulação de materiais (limon, argila, areia, cascalho, matéria orgânica, etc.), transportados por água corrente, vento, gelo, etc., de que resultam os sedimentos e posteriormente as rochas sedimentares. A deposição dos materiais ocorre quando o meio transportador deixa de ter energia suficiente para os transportar – os materiais mais maiores e mais densos, como os seixos e cascalho, são os primeiros a serem depositados enquanto os materiais mais finos, como a argila, são os últimos. A deposição pode ser sub-hídrica ou sub-aérea, conforme se verifique em meio aquático ou em meio aéreo.

Após a deposição os sedimentos passam por um processo demorado e mais ou menos complexo, no qual intervêm processos físico-químicos que os transformam em rochas sedimentares. Ao conjunto desses processos é dada a designação de diagénese. Enquanto ocorre a diagénese os sedimentos perdem água, são compactados e cimentados, formando uma rocha coerente – as chamadas rochas sedimentares.

6024 Visualizações 1 Total
6024 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.