Apresentação da Corrente do Golfo
A Corrente do Golfo é uma corrente marítima quente do Atlântico Norte com origem no Golfo do México. Pelo efeito dos ventos de oeste (ventos alíseos) e da circulação termoalina provocada pelas diferenças de densidade devido à salinidade e à temperatura, é empurrada em direcção ao norte da Europa e aí divide-se em dois braços: um deles segue para norte das Ilhas Britânicas e atinge a Península da Escandinávia enquanto o outro se dirige para sul, passando junto à costa portuguesa.
O clima ameno que se observa em toda a costa atlântica europeia, em especial nas costas da Irlanda, Grã-Bretanha e sul da Escandinávia, deve-se, em grande medida, aos efeitos desta corrente.
A corrente do Golfo é uma das mais fortes correntes marinhas conhecidas, movimentando um fluxo de 30 milhões de metros cúbicos por segundo (m³/s), o que ultrapassa largamente o volume de água transportada pelo conjunto de todos os rios que desaguam no Atlântico. Movimenta-se a uma velocidade média de 2 nós (cerca de 3,6 km/hora) e tem uma largura que varia entre os 100 e os 200 km.