Banquisa

Conceito de Banquisa

O termo Banquisa (também chamado banco de gelo, ou ainda, capo de gelo), designa as extensas camadas de gelo que cobrem grandes áreas do oceano nas regiões polares, em especial no Oceano Ártico e nas grandes baías da Antártida. Resultam da congelação da água dos mares quando a temperatura se torna inferior a -2º C, podendo atingir 3 a 10 metros por espessamento, em especial em zonas mais próximo da costa. Inicialmente representadas por crostas de gelo de 5 a 20 cm de espessura que facilmente se fraturam pelo movimento das ondas, gradualmente vão engrossando a partir da base, voltando a soldar-se para formar placas maiores. Neste processo de fratura e soldadura, formam-se na linha de contacto entre as placas cristais de gelo designados arestas de pressão, as quais se podem projetar dezenas de metros para o fundo do mar.

Ao contrário dos icebergs, a banquisa forma-se no mar, com o gelo incorporando sal (embora em pequena quantidade). Já os icebergs formam-se pelo desprendimento de grandes blocos de gelo dos glaciares, sendo constituídos exclusivamente por água doce.

270 Visualizações 2 Total
270 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.